Notícias - Igrejas no Mundo

Cachoeira do Sul, Feliz e POA se despedem de Dom Remídio
06/01/2018

No final da tarde deste sábado, 06, faleceu Dom Remídio Bohn, bispo de Cachoeira do Sul. Ele estava internado no complexo da Santa Casa de Misericórdia em tratamento de tumor no pâncreas.

Segundo informações de jornal de Cachoeira do Sul, neste domingo, haverá missa de corpo presente por ele em Porto Alegre. Depois será velado em Feliz, sua terra natal. Posteriormente, na Catedral N. Sra. da Conceição, de Cachoeira do Sul, com previsão de chegada pelas 15h, onde, às 18h30, haverá missa de exéquias e sepultamento. Dom José participará dos atos fúnebres.

Dados biográficos

Dom Remídio nasceu no município de Feliz no dia 21 de maio de 1950 e fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz; o curso ginasial e colegial no Seminário São José, em Gravataí. Cursou filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão e os estudos de teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado presbítero em Feliz, no dia 29 de novembro de 1975.

De 1976 a 1977, foi assistente dos seminaristas no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1978 a 1980, foi professor no Seminário Menor São José, em Gravataí; em 1980 e 1981, foi Pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas; de 1982 a 1986, assistente dos seminaristas e depois reitor no Seminário Menor São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1986 a 1992, diretor espiritual e assistente dos seminaristas no Seminário Maior de Viamão; de 1987 a 1988, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas; de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. Foi coordenador de pastoral do Vicariato de Porto Alegre, de 2002 a 2004; atuou também como Penitenciário da Arquidiocese, assistente espiritual dos Diáconos Permanentes, diretor da Sociedade Fraterno Auxílio e representante dos presbíteros da Arquidiocese de Porto Alegre na Comissão Regional de Presbíteros. Em 1988, participou em Medellín, na Colômbia, do curso de especialização em Teologia Pastoral no ITEPAL, organizado pelo CELAM

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Porto Alegre, aos 18 de janeiro de 2006, pelo Papa Bento XVI, com o título. Foi ordenado bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, aos 17 de março de 2006. Desde 18 de janeiro de 2006, atuou como vigário episcopal do Vicariato de Porto Alegre, até 2010.

No dia 20 de abril de 2011 foi oficializado por Dom Dadeus Grings como vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, na sede do vicariato, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento.

Durante a 49ª Assembleia dos Bispos do Brasil em Aparecida do Norte, no dia 10 de maio de 2011, foi eleito secretário do Regional Sul-3 da CNBB.

No dia 28 de dezembro de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Cachoeira do Sul.

No dia 26 de fevereiro de 2012, iniciou seu ministério de Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul, em missa na Catedral, presidida pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert.

Os atos fúnebres serão os seguintes:
08h - Missa na Catedral de Porto Alegre.
11h - Missa na Capela Cristo Rei, em São Roque (Feliz).
18h30 - Missa na Catedral de Cachoeira do Sul, em seguida o sepultamento.