Notícias - Igrejas no Mundo

Papa Francisco expulsa do estado clerical Fernando Karadima
28/09/2018
O Santo Padre tomou esta decisão excepcional em consciência e pelo bem da Igreja

O Papa Francisco demitiu do estado clerical Fernando Karadima Fariña, da arquidiocese de Santiago do Chile. O Papa tomou essa decisão excepcional em consciência e pelo bem da Igreja.
O Papa exerceu sua potestade ordinária, que é suprema, plena, imediata e universal na Igreja (Código de Direito Canônico, canon 331), consciente de seu serviço ao povo de Deus como sucessor de São Pedro.
O decreto, assinado pelo Papa na quinta-feira, 27 de setembro de 2018, entrou em vigor automaticamente nesse mesmo momento, e implica também a dispensa de todas as obrigações clericais. Fernando Karadima foi notificado nesta sexta-feira, 28 de setembro de 2018.
Fonte: Aleteia

"O papa Francisco demitiu da função clerical Fernando Karadima Fariña, da arquidiocese de Santiago do Chile. O Santo Padre tomou esta decisão excepcional de forma consciente e pelo bem da Igreja", informa o comunicado do Vaticano.
Karadima, formador de vários padres e bispos, havia sido suspenso por toda vida de suas funções pelo Vaticano após ser considerado culpado por casos de abuso sexual de menores.