Notícias - Igrejas no Mundo

Memória: A visita das relíquias de Santa Teresinha a Rio Grande
01/10/2018
Por Felipe do Nascimento

Este ano de 2018 é um tempo histórico para a comunidade carmelitana em Rio Grande. Oitenta anos da inauguração da Igreja Matriz do Carmo e 20 anos da passagem das RELÍQUIAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS.
Era um domingo, 08 de dezembro de 1998. A Igreja e o Carmelo celebravam triunfalmente declaração de João Paulo II proclamando Santa Teresinha como DOUTORA DA IGREJA E PADROEIRA DAS MISSÕES, ocorrida um ano antes, no centenário da sua morte. Naquele ano, o santo padre escreveu uma carta aos carmelitas preparando a Igreja para a celebração, em 2001, dos 850 anos da aparição de Nossa Senhora à São Simão Stock. Rio Grande, por ter uma comunidade de monjas e frades carmelitas, entrou no itinerário da peregrinação das relíquias pelo mundo.
A acolhida oficial aconteceu às 10h no ginásio do Ipiranga Atlético Club (IAC) com grande público que lotou as dependências do ginásio. Dom José Mário Stroeher, então Bispo diocesano, celebrou a Missa Solene.
Os locais de passagem na cidade, foram o Mosteiro Mosteiro S. JoséMosteiro S. José José e a Igreja da Conceição. À noite, Missa paroquial, na Igreja do Carmo, presidida pelo Bispo diocesano seguida de vigília de oração. Observa-se o fato curioso, de que, embora o templo decorado com flores artificiais, no entanto, perfume de rosas exalavam a igreja.
Outros sinais e graças particulares são testemunhadas por diversos fiéis e paroquianos. Porém, tratarei de registrar apenas o evento, sem riqueza de detalhes, já que esta testemunha que vos escreve contava, com apenas, 6 anos de idade.
No dia 01 de Outubro daquele ano, houve a festa de Santa Teresinha com procissão luminosa. Nesse dia ocorreu o foguetório nas torres da Igreja do Carmo, uma apresentação única na história de Rio Grande.