Bispos

Dom Frederico Didonet - 1º Bispo Diocese do Rio Grande
Frederico Didonet nasceu em 27 de dezembro de 1910, em Júlio de Castilhos, hoje município de Ivorá - região central do Rio Grande do Sul. Foi o quarto filho de José Didonet e Regina Moro Didonet.

Aos 13 anos, ingressou no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo/RS. Seguiu seus estudos até ser ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1935 e em 23 de novembro de 1947, recebe o título de Monsenhor e atuou como Cura da Catedral de Santa Maria por quase 20 anos e, em seguida, de 1969 a 1971, foi Vigário Episcopal em Cruz Alta.

Em 24 de julho de 1971 foi nomeado pelo Papa Paulo VI para ser o primeiro bispo da Diocese do Rio Grande, criada dois meses antes, em 27 de maio de 1971. Dom Frederico Didonet recebeu a Ordenação Episcopal em 12 de setembro de 1971, na cidade do Rio Grande, com o lema: “Vim para servir!”. Na comemoração de seus 10 anos de episcopado, Dom Frederico ouviu diversas homenagens, dentre elas, são memoráveis as palavras de Pe. José Néry Marcuzzo: “Foram 10 anos de muitas lutas, vitórias e derrotas. Dom Frederico foi o homem justo, compreensivo e dedicado. Nós louvamos a Santíssima Trindade por isso”.

Dom Frederico desempenhou as atividades de Bispo Diocesano até 08 de agosto de 1986, sendo que em dezembro de 1985, aos 75 anos, já havia apresentado sua carta de renúncia ao Papa, conforme orienta o Direito Canônico. Sua saúde, que desde a infância fora frágil, requeria cada vez mais cuidados e levou-o a ficar hospitalizado inúmeras vezes, por diferentes razões. Em uma dessas ocasiões, Dom Frederico expressou: “A doença em si não é um bem. Mas pode ser aproveitada positivamente para o exercício de muitas virtudes”.

Em 26 de outubro de 1986, Dom José Mario Stroeher assume o episcopado na Diocese do Rio Grande, e Dom Frederico Didonet passa a ser Bispo Emérito. Sua fragilidade física era notável, mas nunca o impediu de cumprir sua agenda pastoral sempre cheia, de visitar todas as paróquias e comunidades da Diocese, ou mesmo de realizar diversas viagens apostólicas, muitas delas em busca de recursos. Sua morte ocorreu em 04 de outubro de 1988, na Santa Casa do Rio Grande. Seu túmulo encontra-se na Catedral de São Pedro, em Rio Grande.

Referência Bibliográfica: DIDONET, Humberto. Dom Frederico Didonet, 1º Bispo de Rio Grande: 1910 – 1988, mestre da oração e da verdade, vida, obra e pensamento vivo. Rio Grande: FURG, 1990.

Andréia Pires
Jornalista