Padroeiro

Nossa Senhora de Fátima
Histórico da Romaria de Nossa Senhora de Fátima

A Romaria de Nossa Senhora de Fátima começou, como todos os grandes eventos, de forma bastante simples, mas desde o começo revelou o amor e carinho do povo pela Mãe de Jesus. Nossa Diocese formada pelos municípios do Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí, que são essencialmente luso, por sua colonização, traz desde o berço a fé católica como herança de seus fundadores e antepassados. O povo português, tem especial devoção e invocação de Maria sob o título de Nossa Senhora de Fátima, que em 1917 apareceu aos três pastorzinhos na localidade de Fátima, em Portugal.
Na cidade do Rio Grande foi construída uma Igreja, cuja padroeira é Nossa Senhora de Fátima. Já havia festas, procissão nesta comunidade em honra de sua padroeira. Nosso primeiro Bispo, Dom Frederico Didonet, grande devoto de Nossa Senhora, consultou o clero para transformar esta devoção a Nossa Senhora de Fátima em Romaria. Foi então que em 1975 foi realizada a PRIMEIRA ROMARIA DIOCESANA. Um evento que foi crescendo a cada ano. Em 1989, tornou-se ROMARIA INTERDIOCESANA, integrando as três Dioceses do sul do Estado: Rio Grande, Pelotas e Bagé, sendo divulgada com maior entusiasmo em todas as cidades que compõem estas Dioceses, sem, contudo, deixar de repercutir nas outras cidades do Estado do Rio Grande do Sul e dos países vizinhos.
A Romaria de Nossa Senhora de Fátima já se encontra no Calendário Turístico da cidade do Rio Grande e, também, do Estado. Tornou-se por sua magnitude, um forte evento de Turismo religioso que divulga e atrai para a cidade inúmeros peregrinos, não só do Estado, como de outros países vizinhos. A cada ano, a Romaria de Fátima quer melhorar ainda mais a sua capacidade de acolher os romeiros, para que o nome de nossa Diocese seja, através deste momento de fé, ainda mais conhecida e reconhecida pela preservação de seus valores históricos, religiosos e culturais.
O Hino de nosso Estado versa, com razão: “povo que não tem virtude acaba por ser escravo...”. A Romaria de Nossa Senhora de Fátima é, por natureza um momento forte para incentivar e educar nossas crianças, jovens e adultos no sentido de construirmos juntos uma sociedade onde reine a paz, a concórdia, a justiça e a solidariedade. Um grito a favor da vida e da não violência, um momento para tornar mais viva a esperança e incentivar a caridade e a paz.

Pe. Luiz Fernando Silva da Matta