Chuí é tema central da participação de Dom Ricardo no Meeting Point da CNBB
16/04/2018
A participação do Bispo do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, no Meeting Point da 56ª Assembleia Geral da CNBB destacou o trabalho de evangelização realizado no Chuí, o extremo Sul do país. Dom Ricardo falou ao vivo no A12, ao lado do Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, que falou sobre o Oiapoque. O tema desenvolvido foi "A experiência da Igreja Local nos extremos do país". O Bispo do Rio Grande contou que viveu uma experiência incrível no Chuí, onde realizou sua primeira Visita Pastoral Missionária. Segundo ele, a bela paisagem, lugar preservado de capivaras e jacarés, patrimônio do Rio Grande do Sul e do Brasil, leva a uma cidade de seis mil habitantes na fronteira com o Uruguai. Dom Ricardo descreveu o movimento dos Free shops e relatou que encontrou uma igreja vazia, porque o último Senso revelou que 54% da população diz que não tem religião, enquanto a média brasileira é de apenas 8%. Os cristãos constituem 30% dos moradores do Chuí, constituindo em cenário de desafio. Sacerdote permanente Junto à Diocese de Ponta Grossa, Dom Ricardo solicitou ajuda e conseguiu um sacerdote permanente para o Chuí. Agora conta com o trabalho do padre Loir de Oliveira e com a contribuição das irmãs de Santa Vitória. No Domingo de Ramos, o Bispo encontrou a igreja cheia. Desafio O Desafio da Diocese do Rio Grande no Chuí é desenvolver um projeto permanente de iniciação cristã e continuar trabalhando com as comunidades brasileira e uruguaia, já que apenas uma avenida separa os dois países e muitos dependentes químicos uruguaios procuram ajuda no Brasil. No verão, o movimento triplica, constituindo a melhor época para a evangelização.