Padre Márcio relata sobre a reforma do telhado da Matriz de Tavares
25/07/2018

A reforma da Matriz Santo Antônio, de Tavares, está na fase final. Nesta semana, o administrador, padre Márcio Gonçalves, escreveu um relatório completo sobre a obra, atendendo ao pedido de divulgação desta reportagem. Ele conta que, no dia 21 de outubro de 2017, entrou em contato com a empresa Cedres,  para uma avaliação do prédio da Igreja Matriz. A verificação indicou a urgência da reforma do telhado, já que ele poderia desabar a qualquer momento, segundo constatou os engenheiros.

"Assinamos o Contrato da reforma do telhado e do forro da Igreja no dia 21 de novembro do de 2017, mas com data de iniciar a reforma no dia 10 de fevereiro, por aqui ser um período de férias e menor entrada financeira na igreja entre dezembro e fevereiro. O segundo motivo é por se tratar de Patrimônio Histórico Municipal, precisávamos regulamentar a documentação junto aos órgãos competentes. Por conta de atrasos da empresa Cedres, a obra teve início aos 19 dias de fevereiro de 2018. O valor total desse investimento é de R$ 82.800.00, sendo pago em parcelas a cada medição do engenheiro responsável que ocorre normalmente a cada três semanas. Até o presente momento, já acertamos o valor de R$ 73.600.00. No entanto, no decorrer da obra, achamos por bem também pintar o forro, o que nos gerou uma débito de R$ 9.275.00, sendo pago em 10 vezes, após a última medição da reforma contratada", relatou o padre Márcio, grato pela ajuda generosa dos paroquianos.

O administrador salientou que a obra está em atraso, pois, pelo contrato firmado, o prazo inicial era de 3 meses. "Já foram reformados o telhado e já foram colocadas as ripas de sustentação que se pregam as taboas do forro. Essas, por sua vez, já foram dadas a primeira demão no chão. A previsão de entrega da obra acabada é para daqui três semanas, segundo o responsável da Empresa", complementou.

Tavares está em campanha para arrecadar os bancos da Igreja. Do total de 26 peças, já foram adquiridas 21. Cada banco custa R$ 850,00. A igreja também ganhou o som, "o que nos fará economizar e muito, com a doação de um participante da Comunidade", frisou. Conforme o padre Márcio Gonçalves, o próximo passo será a pintura interna e a instalação de novas luminárias, bem como aumentar o espaço da sacristia e instalar banheiros externos. O administrador acrescentou que ainda falta "acomodar uma pequena Capela do Santíssimo na sacristia, à direita de quem entra na igreja, como também construir rampas para cadeirantes na porta da igreja. Confiante na graça de Deus e na intercessão da Santíssima Virgem Maria, de Santo Antônio e na dedicação dessa Comunidade que muito reza e trabalha, tudo irá terminar muito bem".