Diocese celebra Missa pela Promoção e Defesa da Vida
03/08/2018
As lideranças da Diocese do Rio Grande lotaram a igreja Nosso Senhor do Bom Fim no final da tarde dessa quinta-feira (02/08), na Missa pela Promoção e Defesa da Vida, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers e concelebrada por padres da Diocese, com a participação de diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, seminaristas e coroinhas. As orações estão inseridas na iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já que, nesta sexta-feira (03/08) inicia Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal, que discutirá a Descriminalização do Aborto no Brasil e, no dia 6 de agosto, Dom Ricardo terá 10 minutos para expor a Defesa pela Vida, representando a CNBB.
"Está pairando no ar um pouco de desânimo, então é hora de nos alimentarmos dessa Palavra que não passa. A primeira Leitura, do Profeta Jeremias, convida-nos a levantarmos e ir ao encontro do oleiro. É o que vocês fizeram, saindo de suas casas e vindo à casa do Oleiro, do Deus que fez cada um de nós, que plasmou, desejou e pensou em cada um de nós. Um dia nós fomos concebidos, graças ao espermatozoide de nosso pai e ao óvulo de nossa mãe. Nós fomos concebidos, gerados e, por isso, estamos aqui. Não há outra possibilidade de vir ao mundo senão por esta graça do dom da vida que, por nossa natureza, nos é dado: mãos do oleiro. O Profeta também nos diz a bela palavra: Antes que te formaste no ventre de tua mãe, eu já te conhecia, eu já te chamava pelo nome. Então, irmãos e irmãs, como nós poderíamos nos calar,  como diz a própria CNBB na sua declaração, nos causa horror pensar que muitas crianças não poderão ver a luz do dia como nós vimos, não poderão crescer como nós crescemos, não poderão ser felizes como nós somos felizes, não podão aprender como nós aprendemos, porque nem sequer puderam nascer", explicou Dom Ricardo, em sua Homilia.
O Bispo lembrou que o Papa Francisco manifestou-se contra a pena de morte, dizendo de a Igreja Católica não aceita nenhum tipo de penalidade máxima, porque eles está nos conclamando a acreditarmos na vida. Olhando para a imagem de Maria diante da Cruz de Jesus Cristo, no altar da igreja, Dom Ricardo afirma que veio em seu coração: "Amar é cuidar até o fim. E se eu estou dizendo que, até a décima segunda semana, até ali, eu posso anular uma vida, interromper uma vida, eu não estou amando até do fim".