Reunião do Conselho de Pastoral apresenta proposta re reorganização das áreas das paróquias
08/08/2018
O Conselho de Pastoral Diocesano (CPD) reuniu-se na noite de terça-feira (07/08) no Centro Diocesano. A reunião foi presidida pelo Bispo Dom Ricardo Hoepers e a pauta destacou a aprovação da proposta de reorganização de áreas das paróquias por proximidade. Conforme o Bispo, serão sete áreas, que vão preparar a instalação de novas paróquias: Norte, Centro, Porto, Cidade Nova, Junção, BR e Sul.
O encontro também avaliou os cursos de Ministros da Eucaristia, realizados em Rio Grande e São José do Norte, bem como as edições do curso Itinerário Catequético. Segundo o frei Paulo Maia, em Rio Grande, 36 pessoas concluíram o curso I e 40 começaram os cursos II e III. Em Santa Vitória do Palmar, estão em andamento os cursos I e II. Em 2019, a ideia é levar a oportunidade às comunidades de Mostardas e Tavares. O Setor Bíblico-Catequético, que é prioridade na Diocese em 2018, ainda reserva outros eventos importantes neste ano, como o Intersul de Catequese da Província Eclesiástica de Pelotas, que vai acontecer de 24 a 26 de agosto. De 21 a 27 de outubro, a Semana Catequética vão oferecer diversas atividades práticas, preparando o 2019, que será um o ano da Palavra.
Assembleia Diocesana
A Assembleia Diocesana de 2018 será no dia 25 de novembro no Centro de Pastoral. Cada paróquia deverá levar o pároco e mais seis pessoas: o coordenador do CPP, a secretária paroquial, o coordenador de catequese e mais três escolhidos pelo pároco. O evento continuará contando com coordenadores de movimentos, coordenadores de setores e diáconos. As inscrições devem ser realizadas o mais breve possível para não atrasar o recebimento do material, salientou Dom Ricardo. Ele informou que o tema será: "Encontrar Jesus Cristo através da palavra". A Assembleia vai decidir as diretrizes para 2019. O almoço irá acontecer em duas etapas no salão da paróquia Nosso Senhor do Bom Fim.
A secretária de Pastoral, Eliza Franz, lembrou que as paróquias precisam entregar as datas de seus eventos do ano que vem e que é será preciso verificar o conflito de datas.
Casa de Formação
Eliza informou que as paróquias estão recebendo flayers e banners com informações sobre a campanha de reforma da Casa de Formação "Reformando Nossa Casa". Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser pesquisados no site da Diocese.