A Diocese está em festa com a ordenação do padre Eder Borges
13/10/2018
O sábado foi de festa na Diocese do Rio Grande. O diácono Eder dos Santos Borges foi ordenado padre em São José do Norte. A Missa de Ordenação Presbiteral foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom José Mário Stroeher; pelo Chanceler, padre Gil Raul Pereira Júnior, pelo Ecônomo, padre Péterson Figueiredo e por sacerdotes de Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Tavares, Santa Vitória e Arroio Grande. A igreja Matriz São José ficou lotada de representantes de dezenas de paróquias e comunidades gaúchas.
Eder Borges fora ordenado diácono em 13 de maio deste ano, escolheu a data de 13 de outubro para sua Ordenação Presbiteral como forma de homenagear Nossa Senhora de Fátima. O lema escolhido por Eder foi: "Que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3,30), destacado na Liturgia da Missa.
O pároco da Matriz São José, padre Eduardo de Oliveira, acolheu os convidados. O Rito da Ordenação começou com a Eleição do Candidato, que contou com a participação do reitor do Seminário São Francisco de Paula, Waldeir da Paixão Silva.
Ensinar, santificar e reger
“Toda vez que um novo sacerdote é ordenado, é uma festa na Igreja.” Com essa afirmação, Dom Ricardo começou sua Homilia baseada em três “tons” como ele mesmo definiu: ensinar, santificar e reger. Segundo ele, essas serão as funções de Eder Borges junto ao Povo de Deus.
Ensinar é ser anunciador oficial da Palavra de Deus, apresentando testemunho. O Bispo explicou que os presbíteros não são ordenados para representar Jesus, que está vivo e ressuscitado. “Os sacerdotes são o próprio Cristo no meio de nós”, afirmou.
Santificar o povo por suas mãos ungidas pelo sacrifício da Eucaristia está associado à consciência e ao reconhecimento de pequenez diante de Deus, que age com Seu poder e Sua força. “Jamais deixe o povo sem Eucaristia”, ordenou Dom Ricardo a Eder.
Governar é cuidar dos bens da Igreja que forem confiados ao sacerdote. “Administre bem, com responsabilidade”, pediu o Bispo ao novo padre.
Nomeação
O padre Eduardo leu a nomeação do padre Eder dos Santos Borges, assinada pelo Chanceler, padre Gil Raul, e pelo Bispo Dom Ricardo Hoepers. Até dezembro deste ano, o novo padre vai permanecer na paróquia São José, como Vigário Paroquial, onde foi batizado e atuou como diácono. O Chanceler fez a leitura da ata da ordenação.
Agradecimento
O padre Eder - que participou do Rito da Comunhão pela primeira vez na Missa como presbítero - começou seus agradecimentos pedindo aplausos para que Dom Ricardo o deixasse mais tempo na paróquia. Depois revelou que era uma brincadeira, porque seu coração está aberto para qualquer missão. “Estou feliz e quero viver cada dia. Não me preocupo com isso, porque está nas mãos de Dom Ricardo e de Deus”, enfatizou o novo padre. Eder agradeceu a Deus pelo Dom da Vida, agradeceu à sua mãe, Zenaide, e à memória de seu pai, Juvenil, e à madrinha Geni, também falecida. Ao finalizar, ele dirigiu-se ao povo: “Continuem fiéis. Eu me sinto amado e acolhido, sei que tenho uma missão”.
Primeira Missa
À noite, o padre Eder Borges celebrou sua primeira Missa na paróquia São José.

Fotos: Stela e Rubens Trevisan, Jenniffer Gonçalves, Maria Helena Zanetti e Júnior Silva