Dom Ricardo participa do XVI Seminário Nacional de Prevenção ao HIV
19/10/2018
Com o Lema: “O cuidado pode ir sempre além”, a Pastoral da Aids da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realiza o XVI Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, que começou hoje (19) e vai até 21 de outubro em Porto Alegre.
O Seminário reúne agentes da Pastoral, coordenadores diocesanos e regionais de 21 estados que estão atuando em seus municípios no campo da informação e orientação da população para a prevenção ao HIV. O Bispo do Rio Grande, que é referência no tema no Regional Sul 3 da CNBB, participa do evento.
O encontro aborda o combate ao estigma e à discriminação. Além de incentivar parceria com os programas locais de IST/Aids, com as comissões, fóruns e outras pastorais para garantir o direito da população à saúde, sobretudo as mais vulneráveis. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2017, nos últimos 5 anos, o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 40 mil novos casos de aids. As taxas de detecção de aids em homens nos últimos dez anos têm apresentado tendência de crescimento; em 2006, a taxa foi de 24,1 casos/100 mil habitantes. Em 2016, passou para 25,8, um aumento de 7,1%. Entre as mulheres, houve uma queda. Passou de 15,9 casos/100 mil habitantes, em 2006, para 11,6 em 2016, representando uma redução de 27,0%.
Para dom Eugene Rixen, Bispo de Goiás (GO) e referencial da Pastoral da Aids, do ponto de vista pastoral, ainda existem desafios tanto para a prevenção quanto para o acompanhamento, sobretudo nos ambientes mais pobres e nas periferias das grandes cidades.
“O acesso à testagem ainda é difícil, assim como o vínculo aos serviços de saúde para quem necessita de tratamento. Infelizmente o impacto do HIV ainda é mais forte nas pessoas mais pobres, porque se junta a uma série de outros problemas, como alimentação, moradia, acolhida”, destaca.
Campanha
Durante o Seminário, será lançada a Campanha para o Dia Mundial de Luta contra a Aids – 1º de dezembro, que tem como tema este ano “Aids tem tratamento: quem ama cuida e se cuida”. A data é importante para o movimento de aids, tanto por ser um momento para sensibilizar a população sobre a realidade da epidemia, quanto por ser um momento de reafirmar a cidadania das pessoas que vivem com HIV.
Dom Eugene explica que a pastoral vai colaborar com a campanha em todas as localidades onde há agentes de Pastoral, focando na importância do tratamento para as pessoas que se descobrem com HIV. “Ainda há muita desinformação com relação à necessidade de fazer o tratamento e, infelizmente, muita gente deixa de se tratar por causa do estigma e do preconceito”, finaliza.

Fonte: CNBB