I Workshop Rio-Grandino de Saúde nas Prisões aborda Bioética com Dom Ricardo
14/11/2018
O I Workshop Rio-Grandino de Saúde nas Prisões foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro no Anfiteatro IFRS, organizado pela equipe do Observatório Rio Grande-RS, composto por: Dr.Edilon Talaier, Dra. Mª da Penha Silveira, Dra. Ana Luiza Baisch, Dra Valdirene Jacobs e o Diretor Marco Aurélio Gonçalves, e pela Pastoral Carcerária. Temas ligados à Bioética, política de saúde, saúde mental dos detentos, doenças infecto-contagiosas e não transmissíveis foram abordados durante dois dias. O evento também trabalhou na Construção Coletiva do Termo de Referência para orientar o plano de pesquisa e gestão do projeto de observatório.
No final da tarde do primeiro dia, o evento promoveu o debate, em uma mesa sobre Pesquisa/Bioética e formação em saúde coletiva, com a participação do Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers; Dr. Márcio Ferraciolli – UFPR e a comentadora Dra. Ana Luiza Muccillo Baisch.
Conforme a integrante da Pastoral Carcerária e coordenadora da Pastoral da Aids, Vera Regina Vieira, o público presente no evento esperava que Dom Ricardo falasse sobre a Igreja e se encantou com as palavras de sabedoria e adequação ao contexto do ambiente prisional de Dom Ricardo. "Ele falou sobre vida e vida é Deus", resumiu Vera.

Fotos: Vera Regina Vieira