É neste domingo a 37ª Assembleia Diocesana de Pastoral
23/11/2018
Inicia às 8h deste domingo (25/11) a 37ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese do Rio Grande. Cerca de 220 participantes, representando paróquias, pastorais e movimentos, incluindo padres, religiosos e leigos, passarão o dia reunidos no Centro Diocesano de Pastoral, para definir as prioridades do ano de 2019, um ano dedicado à Bíblia e à Palavra de Deus.
Conforme o Bispo Dom Ricardo Hoepers, a Assembleia é um sínodo anual para pensar a Diocese, seguindo a proposta sinodal da Igreja Católica. As definições anuais estão inseridas no projeto de cinco anos, até o Jubileu de Ouro da Diocese, que se completará em 2021. Hoje (20/11), Dom Ricardo conversou com jornalistas sobre o evento e destacou que trabalha para setorizar a Diocese até as festividade dos 50 anos. "Queremos mapear a Diocese em núcleos da vida comunitária", enfatizou. Na cidade as pessoas que vivem na mesma quadra deverão se reunir em torno da Palavra de Deus. No interior, os encontros serão em torno das capelas.
Prioridades escolhidas na 36ª Assembleia
Na 36ª Assembleia Diocesana de Pastoral, as prioridades escolhidas para 2018 foram:
1)Primeiro anúncio, acolhida e acompanhamento permanente;
2) Formação dos agentes de pastoral com inspiração catecumenal;
3) Acompanhamento de jovens e adolescentes com metodologia inovadora, articulada e experiencial.
Na Assembleia deste ano, o Bispo do Rio Grande vai apresentar os eventos realizados durante o ano de 2018 e apresentar uma avaliação, bem como as conquistas do período.
Assessoria II
O padre Eduardo de Oliveira vai falar sobre o tema Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Ele vai indicar alguns do desafios e avanços desde o Concílio Vaticano II na leitura bíblica.
O evento vai começar com a Leitura Orante do Evangelho do dia, coordenada pelo padre John Cleber Hood Moreira, coordenador da Pastoral Familiar.
Confira o cronograma de domingo:

8h - Credenciamento
8h30min - Oração