Notícias - Diocese

Assessoria II trata da animação bíblica da vida e da pastoral
25/11/2018
"Tua Palavra é lâmpada para os meus pés"
Salmo 118, 105

O Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher abriu a segunda metade da manhã na 37ª Assembleia Diocesana, realizada no Centro Diocesano de Pastoral. A segunda Assessoria do dia (25/11) abordou o tema Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, com o padre Eduardo de Oliveira, pároco da paróquia São José, de São José do Norte. 
"A Palavra de Deus vai agindo dentro de nós, transformando", lembrou o padre Eduardo. Resgatando o tema e o lema diocesanos para 2019, a Assessoria II da Assembleia indicou alguns desafios e avanços desde o Concílio Vaticano II na leitura bíblica. O padre Eduardo também esclareceu o conceito de animação bíblica, que vem de ânima (alma). “A palavra de Deus é a Alma da teologia ( CF.DV 24) e o coração de toda ação eclesial (DV 1)”, enfatizou. “Animação bíblica nas Diretrizes: Palavra é lugar de encontro com Cristo; Palavra na formação da consciência. Os três eixos necessários para ocorrer uma boa animação bíblica da pastoral, segundo o Documento 97: formação, oração e anúncio”. O Documento 97 da CNBB foi lido previamente pelos participantes da Assembleia. 
Grupos
Após as explicações do assessor, os participantes receberam as questões a serem trabalhadas em grupo na parte da tarde. O irmão Claudiano Tiecher foi o coordenador. 
As questões foram a seguintes:

1)       Como sua pastoral lê a Bíblia? Em que momentos e como as Escrituras Sagradas são utilizadas? Partilhe avanços e dificuldades na leitura e interpretação dos textos bíblicos;

2)       Como a Lectio Divina pode ser vivida/celebrada de maneira contínua por sua pastoral, movimento, paróquias? Que lacunas precisam ser supridas para atingirmos esse objetivo?



Galeria de fotos