Pastoral de Educação inicia Rodas de Conversa sobre as Pedagogias do Papa Francisco
20/08/2019
No dia 14 de agosto iniciaram as Rodas de Conversas da Pastoral de Educação, que reuniu 43 professores de escolas católicas, municipais e estaduais da Diocese do Rio Grande. A primeira Roda de Conversa teve como tema “a Educação Católica na perspectiva do Papa Francisco”.
O evento ocorreu no Colégio Marista São Francisco e foi conduzido pela equipe diocesana da Pastoral de Educação, enfatizou-se que não se pode falar de educação católica sem falar de humanidade, porque a identidade católica é precisamente Deus que se fez homem.
Foram estudados discursos do Papa Francisco em que menciona e enfatiza a missão dos professores no cotidiano da Escola, enfocando que a Escola é lugar de encontro. “Porque todos nós estamos a caminho, iniciando um processo, empreendendo um caminho. E ouvi que a escola — hoje todos o ouvimos — não é um parque. É um lugar de encontro no caminho. Encontram-se os companheiros; encontram-se os professores; encontra-se o pessoal assistente. Os pais encontram os professores; o diretor encontra as famílias, etc. É um lugar de encontro. E nós hoje precisamos desta cultura do encontro para nos conhecer, para nos amar, para caminhar juntos.” ( Papa Francisco, Discurso 10 de maio de 2014)
A Próxima Roda de conversa acontecerá no dia 18 de setembro, das 18h às 20h30, no Colégio Marista São Francisco. O tema será a Pedagogia da presença, da escuta e do diálogo na perspectiva do Papa Francisco.

Texto: Pastoral da Comunicação/DRG