Galeria de Imagens

Entrevista da Rádio Oceano FM com Dom Ricardo Hoepers
16/02/2018

Entrevista de Rodrigo Aguiar, da Oceano FM, com Dom Ricardo Hoepers, sobre a Campanha da Fraternidade 2018 (14/02):

Importância

É importante saber que a Campanha acontece todo ano e está no período da Quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa. É um período no qual se convida para mudar de vida, fazer novos propósitos, recomeçar. Todos são convidados, nós podemos ser melhores. A CNBB propõe um tema, porque a gente se organiza melhor. O tema deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos”, para convocar essa ideia de que a violência se supera quando respeitamos um ao outro.

Programação

Aproximarmos principalmente das escolas. Se queremos uma sociedade sem violência, temos que começar pela educação. Quando falamos em violência, é uma questão muito ampla, pode ser até uma palavra dura que você diz para alguém. As pessoas sofrem violência no dia-a-dia.

Quando você fala em paz, não é ausência de guerra, é ter o respeito pelo direito do outro. Eu posso não concordar com o que vocês dizem, mas eu tenho que respeitar. Esse é o ponto fundamental para a paz começar, seja dentro de casa, seja no trabalho, seja na sociedade. Enquanto nós não trabalharmos a questão do respeito pelo direito do outro, aí nós vamos ficar sempre como ilhas, isolados. “É o meu mundo, é o mundo dele. Então se ele está com problemas, ele que se vire, não é problema meu”. Esse individualismo traz a guerra, porque ninguém se importa mais com ninguém. Então essa fraternidade é muito importante.

Respeito

Na verdade, começa na família. Seria ali na casa, com o pai e com a mãe. Mas a gente sabe que muitas de nossas famílias estão em crise e a criança não tem o suporte que ela deveria ter. O pai e a mãe, quando não estão bem, terceirizam a educação, vão dizer que é o professor quem tem que ensinar o filho, o avô, a avó ou a tia.

A gente tem que resgatar um pouco esse espírito familiar, porque a educação não se terceiriza. Se eu quero que o meu filho respeite, eu tenho que começar dentro de casa. Os pais que brigam e as crianças veem os pais brigando, é um ato de violência.

O que você faz com o conflito, porque esse é o ponto, é mostrar para os filhos que, mesmo na crise, tem como superar, tem como perdoar e recomeçar. A grande educação pela paz não é mostrar o mundo ideal, é mostrar que, mesmo nas limitações, nós podemos sempre recomeçar. É um exercício diário de paciência, de tolerância.

Mensagem

Que a paz comece em cada coração. Renova a tua vida, faz hoje um pensamento positivo, faz um propósito para este mês e que a bênção de Deus esteja com vocês.

 

Para ouvir a entrevista da Rádio Oceano FM com Dom Ricardo Hoepers:
https://soundcloud.com/radio-oceano-fm/entrevista-do-dia-bispo-dom-ricardo-hoepers-campanha-da-frate...