Padre doutor em Comunidade das Comunidades assessora trabalho desta quinda-feira
07/06/2018
O padre Rafael Martins Fernandes, da Arquidiocese de Porto Alegre, foi assessor dos trabalhos da manhã de hoje no CECREI (Centro de Eventos Cristo Rei), em São Leopoldo, onde estão o Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, o Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher; o coordenador de Pastoral, Marcelo Juliano, e a secretária de Pastoral, Eliza Franz. O padre Rafael defendeu doutorado em Roma, com louvor em fevereiro deste ano.  Sua dissertação doutoral denominou-se “A ECLESIOLOGIA DE COMUNHÃO NO DOCUMENTO COMUNIDADE DE COMUNIDADES - Um estudo no contexto das reflexões eclesiológicas da CNBB”. Na manhã desta quinta-feira (07/06), o o mesmo tema foi tratado na Assembleia da Ação Evangelizadora.

Segundo o Padre Rafael, o método Ver, Julgar e Agir é tradicionalmente aplicado pela CNBB desde a década de 60. Este parte sempre de uma realidade para depois agir, com critérios (o julgar) da própria doutrina da Igreja. “A assembleia hoje aplica esse mesmo método, pois não se pode seccionar o ver, o julgar e o agir. O objetivo é que cada diocese, cada agente, possa partir daqui com uma visão de conjunto e motivado para ser um multiplicador.

Fotos: Dom Ricardo Hoepers