Pastoral da Educação na Diocese do Rio Grande
03/02/2017
Após o relançamento da Pastoral de Educação no Rio Grande do Sul em julho de 2016, no Fórum a de Educação Católica, articulou-se a Pastoral da Educação na Diocese do Rio Grande, com o desejo de transformar a educação a partir de uma visão humanista cristã. A Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), relançou a Pastoral da Educação e está motivada a reunir e articular os professores para uma formação em vista de um humanismo integral e solidário.

O projeto da Comissão para o ano de 2017 é de organizar pequenos grupos em todas as dioceses com professores de escolas públicas e privadas. Também de apresentar uma metodologia interativa com os docentes, através de reflexões online, elaboradas pela equipe regional como proposta de formação continuada.

O bispo diocesano, Dom Ricardo Hoepers, nomeou para representar a Diocese como Referencial desta Pastoral, Ir. Claudiano Tiecher, Diretor do Colégio Marista São Francisco, e como Vice, Tatiana Alvarenga, Professora da Escola São Luiz Gonzaga. Dentre as ações estabelecidas pela Pastoral da Educação está a articulação das Escolas Católicas na Diocese. Deste objetivo, nasceu a iniciativa de realizar um Dia de Formação para os Professores de todas as escolas católicas da Diocese, para fortalecer a identidade do professor Católico nos tempos atuais.

Desde agosto de 2016, realizam-se reuniões sistemáticas dos Diretores das Escolas São Luiz Gonzaga, Cristo Rei, Bom Jesus Joana d’Arc, Liceu Salesiano Leão XIII e Marista São Francisco, para preparar o evento que será realizado dia 10 de fevereiro, para formação, celebração e apresentação da organização da pastoral da Educação na Diocese. Neste dia, no Liceu Salesiano Leão XIII, os 250 professores terão uma Missa de abertura do Ano Letivo 2017, com Dom Ricardo e após, uma conferência com o Pe. Marcos Sandrini, membro da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB, que abordará o tema: Os Desafios do Professor Católico nos tempos atuais.