Diocese do Rio Grande completa 49 anos
27/05/2020
No dia 27 de maio de 2020, quarta-feira, a Diocese do Rio Grande completou 49 anos de criação. Para celebrar esta data o Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers presidiu a Celebração Eucarística na Catedral de São Pedro, fechada apenas para os coordenadores do Programa de Ação Emergencial para o Enfrentamento da Covid-19 "É Tempo de Cuidar" e equipe da Catedral. A Missa não foi aberta ao publico por conta da pandemia de Covid-19, levando em consideração o último decreto que suspende as Missas públicas (março/2020). Por esse motivo a Missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook oficial da Diocese do Rio Grande.
Em sua homilia, Dom Ricardo lembrou em forma de agradecimento todos aqueles que construíram a Diocese, em especial o Primeiro Bispo Dom Frederico Didonet já falecido e o Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher. Dom Ricardo ainda lembrou este tempo que a Diocese passa, como em todo mundo, a Pandemia de Covid-19, doença causada pela transmissão do Coronavírus.
No ofertório o Bispo apresentou os dons e símbolos do É Tempo de Cuidar na Diocese do Rio Grande, trazidos pelos coordenadores dos 4 projetos do Programa: Apóstolos (Renata Pardo representando também o marido que coordena juntamente Roberson), Comunhão Fraterna (Diácono Fernando e Elsa Weber), Fração do Pão (Viviane e Márcio Bauer) e Perseverantes na Oração (Vitória e Diego Martins). A Assessoria Sanitária Emergencial (grupo formado para orientação e formação neste tempo) também apresentou seus símbolos no ofertório através da Selma Prietch, Humberto Telles, Valdenir Aragão e Luciana Lages.
Concelebraram o Vigário Geral da Diocese e pároco da Catedral de São Pedro Padre Gil Raul Pereira Jr. e o Padre Marciano Pozzebon que está em missão na Diocese do Rio Grande.