Homílias

MISSA CRISMAL 2017 na Catedral de São Pedro

Caríssimos irmãos e irmãs,

CRISTO ONTEM HOJE E SEMPRE: GRATIDÃO E MISSÃO!

Nesta manhã da Quinta-feira Santa nos colocamos em plena unidade para celebrar esta liturgia onde temos como centro a renovação das promessas sacerdotais e a benção dos óleos: trata-se da manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.

Caros presbíteros, nesta missa, vocês se congregam e concelebram, de modo a serem testemunhas e cooperadores do Bispo, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. E, assim se manifesta claramente a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja. Nesta Igreja Particular do Rio Grande queremos hoje confirmar nossa plena adesão e total disposição ao serviço da construção do Reino do Pai, pelo Filho, que Ontem, Hoje e Sempre, se faz presente e continua sua obra pelo seu Espírito de Amor. E os sinais do seu Amor são plenamente visíveis em nossa Diocese. Sinais que queremos agradecer e aprender a contemplá-los em nossa missão Rumo ao Jubileu de 2021.

O Papa Francisco nesta manhã pediu que tornemos o anúncio do Evangelho jubiloso, pois o anúncio da Boa Nova contém algo que compreende em si a alegria do Evangelho. Ele nos pede que não sejamos presunçosos na evangelização, mas devemos aprender que anunciar uma grande alegria aos que são muito pobres só se pode fazer de forma respeitosa e humilde.

Por isso, hoje com humildade e júbilo queremos consagrar e abençoar os três óleos: Catecúmenos, Enfermos e o Crisma, exprimem três dimensões ou condições da existência humana. Condições que no gesto da consagração e benção nos levam ao mistério do encarnação, paixão, morte e ressurreição de Cristo que dignificou nossa natureza humana e nos libertou das amarras do pecado, nos tornando homens e mulheres livres para realizarmos, também nós, nossa Peshá, Páscoa, passagem, morrendo para o pecado e ressuscitando para a vida nova em Cristo. 

Nossa frágil e vulnerável natureza pode ser ungida, isto é, tocada pelo Cristo, o Ungido por excelência pelo Pai, de modo a fazermos a experiência, em nossa vida, da misericórdia e da morte do homem velho para uma nova criatura liberta pelo Amor.

O óleo dos catecúmenos: DEUS VEM AO NOSSO ENCONTRO!

Este óleo que recebemos até antes do batismo está a dizer que não só o homem busca a Deus, mas que Deus mesmo vem ao encontro do homem e caminha o seu lado para sustentá-lo na fraqueza do pecado dando-lhe força para superar as tentações. É um primeiro modo de ser tocado por Cristo e pelo seu Espírito, fazendo a experiência de colocar-se a caminho em direção a Ele. 

Caros presbíteros, fomos tocados primeiramente por Deus. Ele primeiro nos chamou. Nossa vocação brota primeiramente da água do Batismo quando nos tornamos filhos no Filho. Desta água fomos posteriormente pescados e escolhidos para servir ao Reino, e nos tornarmos discípulos indo pelo mundo batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O óleo dos Enfermos: DEUS CURA E CONSOLA!

A unção dos enfermos é destinada aos que sofrem com todas as suas dores e esperanças. Jesus confiou aos seus discípulos para confortar os corações despedaçados: a primeira e principal cura vem do encontro com Cristo que nos reconcilia com Deus e restaura o coração quebrado. A unção dos enfermos é expressão sacramental visível da missão da Igreja de realizar a cura das doenças e dos sofrimentos através de um amor total às pessoas que sofrem no corpo e na alma. Em virtude da fé e do amor a Igreja é chamada a colocar-se do lado dos que sofrem dando testemunha da bondade de Deus.

Caros presbíteros, pelas suas mãos Deus continua curando e consolando nas casas, nos leitos dos hospitais, nos asilos e em todo coração que necessita de um consolo e de uma esperança. Nunca deixe de atender um doente, esteja ele sofrendo dos males físicos ou espirituais. 

Nossa Diocese está vivendo uma crise profunda na área da saúde e, mais do que nunca, precisamos estar do lado dos mais vulneráveis que buscam na fé e em Deus um alento para suas angústias. Mas talvez a pior doença que estamos vivendo aqui é um processo histórico de contínuo desprezo, descaso e desleixo que levou a Santa Casa a estar nessa situação: a Instituição que deveria curar se tornou mais doente que seus próprios pacientes. Que na benção do óleo dos enfermos possamos ungir as mentes e os corações daqueles que realmente podem dar soluções e não o fazem.

O óleo do Crisma: DEUS NOS CHAMA E NOS CONSAGRA PARA A MISSÃO!

Com a mistura do óleo de oliva com o perfume vegetal (Bálsamo) é o mais importante dos óleos. É o óleo do Batismo, da Confirmação e da Ordenação Sacerdotal e Episcopal: Mas vós sois a raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa (1 Pedro 2,9). No sinal do Crisma Ele colocou o seu Espírito Santo sobre nós, para tornar-nos com a força do seu Espírito, testemunhas da alegria do seu amor e da sua mensagem.

Caros presbíteros, ungidos em Cristo, por Cristo e com Cristo devemos ser o sinai visível do seu amor refletido no nosso ministério. Quando celebramos o fazemos in persona Christi... isso não é só uma teoria da teologia, mas é uma experiência existencial, de cada um em particular no vínculo biográfico do seu chamado e, com todos, quando estamos em comunidade e somos Igreja, corpo místico, onde Cristo é a cabeça e nós somos os seus membros. 

Peçamos que Maria, hoje chamada pelo Papa como o Odre perfeito que nos renove com sua ternura e nos impulsione para os caminhos de seu Filho abençoando cada sacerdote que serve esta Diocese. Que no sim renovado e nos óleos consagrados e abençoados, cada presbítero se sinta novamente tocado pelo Cristo o Ungido, como no primeiro sopro de amor que o atraiu para o seu sacerdócio, mas, ao mesmo tempo se sinta já consagrado como aquele que será o próprio toque do Senhor àqueles que necessitarem da Sua graça. Sejamos Filhos no Filho, ungidos para ungir e consagrar a todos à sua Luz maravilhosa. Amém.

DOM RICARDO HOEPERS

Bispo de Rio Grande