Notícias - Igrejas no Mundo

Paz é o tema escolhido para os encontros em preparação ao Natal 2017
05/12/2017
Com o tema “Natal: Tempo de construir a Paz”, a equipe de Subsídios do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou para a Igreja do Rio Grande do Sul uma novidade para a preparação da Festa do Nascimento do Filho de Deus, o autor da Paz. Inspirados no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, a equipe entendeu que o Natal é um tempo para buscar a superação das múltiplas formas de violência que agridem a dignidade dos filhos e filhas de Deus no campo e nas cidades do RS.
Com a metodologia da Leitura Orante (um itinerário bíblico vivencial), o material traz linguagem simples e acessível, simbologia que ajuda a entender o tema, envolvimento com a Iniciação à Vida Cristã (catequese), itinerário que desperte a fé de forma gradual e comprometida, cantos mais conhecidos no desejo de renovação do convite para: “Ser uma Igreja em saída”.
Ao citar o Papa Bento XVI, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional, dom Jaime Spengler, afirma que “os pequenos grupos que se reúnem, em torno da Palavra Sagrada, para rezar e refletir sobre o mistério da encarnação recordam que a “Igreja vive para partilhar com os outros a única coisa que possui: o próprio Cristo”, lembrou.
Cinco encontros

1º encontro – “Vinde a mim, Eu vos darei a Paz!” – (Mt 11,25-30). Tem por objetivo tocar em âmbito Pessoal e personalizar e comprometer cada discípulo – “meu natal, meu compromisso de fé” (conversão pessoal). Com uma motivação para oração pessoal: vinde a mim vós que estais cansados e eu vos darei a paz! E no símbolo da Bola de Natal (são os frutos da caridade), a pessoa será motivada a escrever/compor uma oração de gratidão e compromisso com paz e no último encontro levará até a Igreja no encontro da comunidade, quando coletivamente se montará a árvore natalina.

2ª encontro – construção da paz começa em casa – (cf. Mt 7,24-28). Tem por objetivo atingir a família/casa. Que este encontro seja realizado na família ou com os moradores da casa, quando for colocado (fixado) na porta da residência a “guirlanda” – anjo da paz: Paz na Terra”. (Lc 2,13). Traz a proposta de pacificar as relações interpessoais na família, construir a casa sobre a “rocha” da Paz.

3º Encontro – A vinda do Conselheiro da Paz – (cf. Is 9,1-6). O foco deste encontro são os grupos solidários (vizinhos, amigos, trabalho) ou encontro com a comunidade, pois a construção da paz passa pelo caminho da amizade e da solidariedade entre pessoas que convivem no mesmo ambiente. O gesto concreto (envelope e participação – Campanha da Evangelização), que deverá ser levado à Comunidade no 3º domingo do advento. Também o grupo pode propor outras iniciativas de solidariedade, como, por exemplo, campanhas do Kilo, caminhadas pela paz, gestos concretos etc.

4º Encontro – Chegou para nós a verdadeira Paz: Vinde adoremos! (cf. Lc 2,1-14). Tem por objetivo a comunidade. O nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores e, estes, partem para encontrar-se com o recém nascido. A comunidade é o lugar da vivência com o “Menino de Belém” e de testemunhar a construção de um mundo livre da violência, alicerçado nos valores da verdade, da justiça e da paz. A proposta é que neste encontro se construa coletivamente a árvore de Natal com o símbolo do 1º encontro (bola com os compromissos de cada pessoa para viver bem o Natal).

Outras propostas
Outras propostas da equipe regional é que a Celebração de Abertura do itinerário será realizada no 1º final de semana do Advento. Também que haja uma Celebração Penitencial – de acordo com a possibilidade de cada comunidade. Com a proposta da temática: paz que supera o ódio e a violência. Além disso, que possa ser combinada a bênção da Ceia ou Almoço de Natal em famílias.
Kit do roteiro dos encontros

Neste ano, o kit do roteiro dos encontros é composto de uma guirlanda, bolas de Natal e envelope ao valor de R$ 2,50 a unidade (clique aqui para ver kit completo). No kit segue um encarte com reflexão catequética sobre os símbolos do Natal. Uma manjedoura para crianças e adolescentes – escrever nas tarjetas um compromisso – “paz artesanal” – nos dias que antecedem o Natal. A sugestão da equipe regional é que o encontro se realize após 15 de novembro nas famílias, comunidades, salas de catequeses e escolas.

Pedido do material

Todas as dioceses foram comunicadas sobre o material, mas para quem ainda tem o interesse de adquirir, o pedido deve ser feito diretamente com a Gráfica Editora São Miguel através do telefone: (54) 3220-3232.

Para mais informações: Entrar em contato com padre Cesar Leandro Padilha, secretário executivo do Regional Sul 3, pelo telefone: (51) 3224-1893 ou executivo@cnbbsul3.org.br

Comissão da preparação dos subsídios
Ir. Maria Aparecida Barboza – ICM – coord. – Bíblia, Frei Luiz Sebastião Turra – OFMCap – Canto e Pastoral, Pe. Clair Favretto – (Diocese de Erechim) – Liturgia, Pe. Thiago de Fraga Gomes – (Diocese de Osório), Pe. Cesar Leandro  Padilha – (secretário executivo do regional),  dom Aloísio Dilli – (Liturgia do Regional), dom Jacinto Bergmann – (Bíblico-catequética do Regional), dom Leomar Brustolin – (Educação e Cultura do Regional).

Por Judinei Vanzeto, Assessoria de Imprensa
Regional Sul 3 da CNBB