Notícias - Igrejas no Mundo

Eleições 2018: cartilha será distribuída nas paróquias da capital
23/08/2018
A Arquidiocese de Porto Alegre realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 23, encontro para o lançamento da Cartilha "Os cristãos e as Eleições 2018", elaborada pela CNBB, para o qual convidou todos os candidatos aos cargos públicos do pleito deste ano. No evento, realizado na Sala São João Paulo II, da Catedral Metropolitana, foi apresentada a contribuição da Igreja Católica para a formação da consciência cidadã dos fiéis, orientada pelo princípio do humanismo integral e solidário. Estiveram presentes mais de 40 representantes de diversos partidos.
A cartilha será lançada nas paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de agosto. O material divide-se em quatro capítulos: Preocupações; A Igreja e as Eleições; Eleições 2018 e Alterações na Lei Eleitoral; Corresponsabilidade pelo Brasil. Neles são abordados temas como corrupção, acirramento da polarização, ficha limpa, leigos e leigas na vida pública, principais funções dos futuros eleitos, votos nulos ou brancos, Fake News e compra de votos, entre outros.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou em 19 de abril, durante a 56ª Assembleia Geral um posicionamento sobre as eleições 2018. Nela, os bispos reconhecem que “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador“.