Notícias - Igrejas no Mundo

A oração é algo muito mais complexo do que a gente imagina
30/08/2018
O livro “A Alma do Apostolado” contém em si uma série de verdades espirituais que provocam profundos pensamentos e orações. Vários papas o recomendaram ao longo dos anos. Escrito pelo monge francês Dom Jean-Baptiste Chautard, o livro responde a muitas perguntas comuns sobre a oração e ensina aos leitores uma visão mais holística da vida.

Abaixo estão vários trechos deste livro inspirador, no qual Chautard responde à seguinte pergunta: “A oração é uma atividade egoísta?”

"Aqueles que rezam", disse o eminente estadista Donoso Cortes após sua conversão, "fazem mais pelo mundo do que aqueles que lutam, e se o mundo vai de mal a pior, é porque há mais batalhas do que preces”.

Uma oração curta, mas fervorosa, geralmente fará mais para trazer uma conversão do que discussões longas de discursos delicados. Aquele que reza está em contato com a PRIMEIRA causa. Ele age diretamente nela. E por esse mesmo motivo, tem em sua mão todas as causas secundárias, uma vez que elas só recebem sua eficácia deste princípio superior. E assim o efeito desejado é obtido com mais segurança e mais prontidão.

Uma única oração ardente de Santa Teresa (como foi aprendido através de uma revelação altamente crível) converteu dez mil [almas]. E sua alma, toda em chamas por Cristo, não podia conceber uma vida contemplativa, uma vida interior, que não levasse nenhum interesse à intensa ansiedade do Salvador pela redenção das almas. “Eu aceitaria o Purgatório até o Juízo Final”, disse ela, “para entregar apenas um deles. E por que me importo com quanto tempo sofro, se é que posso libertar uma única alma, quanto mais muitas almas, para a maior glória de Deus?”

"Dez freiras carmelitas, orando”, disse um bispo de Cochinchina ao governador de Saigon, "serão de maior ajuda para mim do que vinte missionários, pregando”.

Imaginemos um São Vianney em cada uma das nossas dioceses. Antes de dez anos, nosso país seria regenerado, e muito mais completamente regenerado do que poderia ser por qualquer número de empresas sem uma base firme na vida interior, mesmo se fossem apoiadas por fundos ilimitados e pelo talento e atividade de milhares de apóstolos.

Fonte: Aleteia