Notícias - Igrejas no Mundo

Dom Jaime Spengler está no Vaticano
06/10/2018
O presidente do Regional CNBB SUL 3, Dom Jaime Spengler, está no Vaticano para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, da qual o tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O evento será realizado de 3 a 28 de outubro.
Ao longo da semana, ele enviou fotos e o relato abaixo sobre os primeiros dias do Sínodo:

URGE OLHAR OS JOVENS COM AMOR!
"Nos primeiros dias, tempo foi dedicado à escuta das intervenções dos diversos padres inscritos. Impressiona a diversidade da Igreja! Da Oceania e da América, da Europa e da África, sem esquecer a Ásia se podem colher dados e informações, preocupações e angústias, alegrias e esperanças.
Um aspecto que tem retornado com insistência é a necessidade de escutar. Deus escuta os pobres e fracos. Por isso, para a Igreja, escutar é uma questão teológica e eclesiológica. Uma Igreja que se põem em atitude de escuta é também uma Igreja missionária. Ela certamente dá algo de si; mas ela também recebe!
A dimensão missionária da Igreja seduz e encanta os jovens. Por isso, a possibilidade de realizar experiências missionárias se torna lugar de formação e discernimento vocacional.
A comunidade de fé é chamada a ser espaço de acolhida, diálogo e encontro. Os jovens
querem ser reconhecidos como seus membros efetivos. Eles tem sede de verdade. Nesse
contexto se faz necessário uma antropologia que responda aos anseios desta especial parcela do povo de Deus.
Urge olhar os jovens com Amor!
Das intervenções na sala sinodal foram destacados três pontos: Escutar – é uma questão teológica; empatia, entendido como caminho privilegiado para encurtar distâncias; passar descarte (descartável) à atitude do acolhimento, que é também uma questão teológica, pois a pedra descartada se tornou pedra angular".
(Dom Jaime Spengler)

Fonte: Regional Sul 3 - CNBB