Notícias - Igrejas no Mundo

Assembleia Comire: encontro no dia 27 contemplará Programa Missionário Nacional
25/10/2018
Porto Alegre – O Comire RS realiza no próximo dia 27 de outubro, a Assembleia Regional dos Conselhos Missionários, das 8h às 17h, na Cripta da Catedral (Rua Duque de Caxias, 1047 – Centro Histórico), em Porto Alegre, na pauta o Programa Missionário Nacional. O encontro reúne responsáveis dos conselhos missionários das Dioceses e Arquidioceses; representantes de institutos e congregações religiosas, padres, seminaristas, envolvidos na animação missionária e atividades. Os organizadores ressaltam a importância da representação de cada Diocese e Arquidiocese, tendo em vista a contribuição de todos para o Programa Missionário Nacional, proposto e aprovado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, com parceria das Pontifícias Obras Missionárias. Na ocasião também será pensada a programação para 2019 das atividades do Comire RS.
Programa Missionário Nacional
A construção do Programa Missionário Nacional inspira-se na importância de aprofundar ainda mais a reflexão sobre a missão, levando os documentos da Igreja que abordam mais diretamente a missão, bem como o que encontra-se no Documento de Aparecida e o que está sendo abordado pelo Papa Francisco que tanto destaque tem dado para que sejamos de fato Igreja em saída. Neste sentido, o COMINA definiu pela necessidade de construir um Programa Missionário Nacional, com metodologia específica, que possa contemplar os desafios gerais para a missão no Brasil, os desafios específicos de cada um dos 18 Regionais e as luzes que apontam a Palavra de Deus e os principais documentos da Igreja e os próprios Regionais. A proposta de planejamento se desenvolverá da seguinte forma:
– 2018: aprovação da proposta metodológica, construção coletiva por meio de escuta dos Regionais da CNBB e sistematização das informações;
– 2019: aprovação do Programa Missionário Nacional com previsão de realização pelo período de quatro anos (2019-2022).

Mais informações pelo telefone (51) 3226-8387, com Sandra, ou por meio do e-mail: missoes@cnbbsul3.org.br.

Fonte: Regional Sul 3 - CNBB