Notícias - Igrejas no Mundo

ZH publica matéria sobre o Observatório de Bioética
06/11/2018
Para aproximar Igreja Católica da ciência, CNBB lança Observatório de Bioética Um dos objetivos é convidar a sociedade a discutir temas como aborto, manipulação genética, eutanásia, suicídio, alocação de recursos, entre outros 05/11/2018 - 20h47min LARISSA ROSO Uma rede multidisciplinar para discutir temas relacionados ao início e ao fim da vida e a políticas públicas na área da saúde será lançada nesta quarta-feira (7), em Passo Fundo, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Rio Grande do Sul e mais oito instituições parceiras de Ensino Superior. O Observatório de Bioética da CNBB Sul 3, pioneiro no país, pretende aproximar a Igreja Católica das pesquisas científicas acadêmicas, convidando também a sociedade para debater temas como aborto, manipulação genética, experimentação com fetos, doenças crônicas, cuidados paliativos, eutanásia, suicídio e alocação de recursos. A cerimônia inaugural se realizará na Casa de Retiros, a partir das 19h. Idealizado pelo paranaense Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande, o Observatório de Bioética será composto por quatro comissões, sediadas em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. As instituições participantes, católicas e não católicas, são a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, em Passo Fundo, a Faculdade Meridional (Imed), a Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (Fasurgs), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), além do Hospital da Cidade e do Hospital São Vicente de Paulo. LEIA MAIS Espaço onde teria ocorrido exorcismo na década de 1940 abre para visitação em FarroupilhaEspaço onde teria ocorrido exorcismo na década de 1940 abre para visitação em Farroupilha. — A Igreja Católica está abrindo suas portas para conversar com as universidades, a sociedade e o poder público para fazer uma frente de defesa e cuidado da vida. Queremos refletir sobre a vulnerabilidade humana, que vem crescendo cada vez mais — diz Hoepers, doutor em Bioética e professor da UCPel. — A criação de uma rede multidisciplinar vem para conectar os diferentes saberes, visando formar cidadãos comprometidos com a solução de problemas da sociedade — diz Marcelo Bonhemberger, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS. O levantamento inicial também permitirá um intercâmbio de informações e experiências entre os participantes. Santa Maria, exemplifica o bispo, tem trabalhos interessantes sobre maternidade e incentivo ao parto natural, enquanto Passo Fundo se destaca nos cuidados paliativos, e Pelotas, no direito em políticas públicas. Como a PUCRS tem um núcleo que trabalha os fundamentos da bioética, a Capital provavelmente abrigará o grupo que ajudará nos debates mais teóricos, irradiando ideias para todo o Estado. Para que a iniciativa mantenha contato permanente com questões que importam para a população em geral, casais de cada uma das 18 dioceses do Rio Grande do Sul também integrarão as comissões. — Eles serão uma ponte com a realidade — explica o bispo. — É a academia chegando à vida cotidiana, nas paróquias, e a vida cotidiana chegando à academia. Hoepers destaca que há urgência para conversar sobre tópicos polêmicos como aborto: — Não podemos mais protelar, mas não podemos conversar na polarização. Não se trata de um assunto de fundamentalismo religioso nem de ideias populares, por isso que a academia pode nos ajudar. É um tabu que precisa ser trabalhado de forma competente. Ainda estamos muito vinculados a nossas ideias pessoais. Isso leva a discussões infinitas de grupos. Temos que avançar. Só se avança com pesquisa, com observação da realidade. Mais de 50 membros, formados em Medicina, Direito, Enfermagem, Teologia, Psicologia, Filosofia e Pedagogia, entre outras origens, participarão do Observatório de Bioética. A partir da manhã desta quarta-feira, deverá estar disponível, para acesso de qualquer interessado, o site observatoriodebioetica.ucpel.edu.br, que concentrará todos os estudos em andamento, principalmente a nível de mestrado e doutorado, das instituições participantes.

Trechos da Matéria de Larissa Roso, veiculada hoje em ZH (Educação e Emprego)