Notícias - Igrejas no Mundo

Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmos em São Leopoldo
14/11/2017
Iniciou ontem (dia 13) com cerca de 90 presbíteros das arquidioceses e dioceses que compõem a Igreja do Rio Grande do Sul (Regional Sul 3 da CNBB) o 36º Encontro Regional dos Presbíteros, no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS). Com o tema “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” e lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo constituiu como guardiões” (Ap 20, 28). O encontro conta com a assessoria da leiga consagrada Miriam Pedrini Siqueira, de Porto Alegre (RS).
Segundo Miriam Pedrini, o lema extraído do Apocalipse inspira o cuidado e apresenta uma abordagem de autoconhecimento de si e do outro presbítero. “Conhecer-se é ajudar o outro a conhecer-se também. Estamos pensando no coração enquanto emoção. Pensando na maneira de pensar e de agir. É rever-se enquanto ser humano que decide ser padre para servir”, destacou Mirian.
De acordo com o coordenador regional dos presbíteros, padre Cleocir Bonetti, da diocese de Erexim, o tema central do cuidado toca na missão, na vida e na fraternidade presbiteral tendo em vista o cuidado do povo de Deus. “O presbítero como aquele que se cuida e procura viver sua dimensão vocacional, vivendo a formação permanente em vista de sua missão como pastor”, explicou Bonetti.
O Encontro é uma preparação ao 17º Encontro Nacional dos Presbíteros que acontecerá de 26 de abril a 02 de maio de 2018, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O encerramento será nesta quarta-feira, 15, com uma celebração eucarística seguida de almoço de confraternização.

Por Judinei Vanzeto, Assessoria de imprensa

Regional Sul 3 da CNBB