Padroeiro

São Pedro
Nossa Diocese, que toda ela é litorânea, tem em São Pedro, pescador e primeiro papa, seu padroeiro. Pedro, ou Simão, como era conhecido na tradição judaica, nasceu em Betsaida, era filho de Jonas e irmão de André; com um temperamento impulsivo e apaixonado, foi escolhido por Jesus para coordenar o grupo dos seus seguidores, e levar o seu pelos confins do mundo: Pedro simboliza PEDRA, base de toda a igreja cristã cujo fundamento é Cristo.
Mesmo tendo negado e não entendendo o projeto divino, Jesus Ressuscitado aparece no mar da Galileia e pergunta: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros (João 21,15-17). Essa experiência com o Senhor Ressuscitado foi marcante e decisiva, a tal ponto que inúmeros são os relatos que descrevem a atuação como grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus.
Olhando a vida desse grande apóstolo, seu amor incondicional e também os seus fracassos, desejamos como  Diocese do Rio Grande”,  nos preparar para o grande Jubileu (50 anos) que acontecerá em 2021. “Evangelizando com renovado ardor missionário, na escuta da Palavra de Deus, testemunhando Jesus Cristo, através do diálogo e do anúncio, a serviço da vida e da esperança, a caminho do Reino definitivo”.

Pe. Raphael Colvara Pinto