Bispo convida para a procissão de São Pedro
27/06/2018

A novena de São Pedro está chegando ao fim, porque o dia do padroeiro do Rio Grande e da Diocese está próximo. Às 9h30min desta sexta-feira (29/06), a Procissão de São Pedro vai sair da frente da Catedral. O Bispo Diocesano, Dom Ricardo Hoepers, fez um convite especial à população do Rio Grande. Em breves palavras, ele contou a história do padroeiro e justificou a afinidade dos pescadores com o santo:

“É um momento importante para a cidade: nós nos alegramos, porque é o padroeiro do município e também é o padroeiro da Diocese do Rio Grande. São Pedro tem toda essa ligação com os pescadores, foi o primeiro apóstolo, foi o primeiro Papa e vamos lembrar nosso Papa Francisco neste dia. Mas, acima de tudo, é um momento de reunião e vamos pedir orações pela nossa cidade, pela nossa Diocese. Às 9h30min de sexta-feira (29/06) estaremos em frente à Catedral para uma procissão. Vamos caminhando por algumas ruas da cidade até as Docas do Mercado, onde vamos celebrar uma grande Missa e lá vamos colocar, nas mãos de Deus, pela intercessão São Pedro, todos os nossos pescadores e trabalhadores, todo Povo de Deus. Então todos são convidados a vir participar conosco. Faça sol, faça chuva, nós estaremos aqui para celebrar o dia do nosso padroeiro. São Pedro, como todos sabem pelos relatos que nós temos no Evangelho, foi um homem simples , um pescador escolhido por Jesus para ser um dos apóstolos. Ele teve seus momentos de queda, de erro, mas o final da vida de São Pedro é muito bonito, porque ali ele disse a Jesus que realmente o amava. Ele entregou também sua vida em martírio. São Pedro foi crucificado inclusive de cabeça para baixo, porque ele disse que não era digno de ser crucificado como Jesus. Então, é o grande intercessor, aquele que tem as chaves. Vocês podem ver que, na imagem de São Pedro, ele tem a chave na mão. O Que ligares na Terra será ligado no Céu e o que ligares no Céu será ligado na Terra. Ele é o nosso Santo Padroeiro, primeiro Papa. Aqui na nossa Diocese, temos a alegria de ter esse grande santo intercessor, um homem simples, mas que fez grandes coisas para a nossa Igreja.”