São Pedro segura a chuva no dia da festa do padroeiro
29/06/2018
Embora a meteorologia tivesse anunciado chuva para o dia da 282ª Festa de São Pedro, as orações ao padroeiro de Rio Grande foram atendidas e o tempo se manteve firme durante a manhã desta sexta-feira (29/06), durante a tradicional procissão e Missa junto às Docas do Mercado Público. A caminhada de fé partiu da Catedral de São Pedro às 9h30min, quando um denso nevoeiro pairava sobre a cidade. Enquanto os fiéis caminhavam, o dia se tornava mais claro.
Depois de circundar a Praça Tamandaré, a procissão passou pela Colônia de Pescadores Z1 e o Bispo Diocesano, Dom Ricardo Hoepers, o Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher, padres, diáconos e leigos abençoaram os trabalhadores do mar e suas famílias. Dom Ricardo lembrou que ser pescador é enfrentar os perigos do oceano e arriscar a saúde, sobretudo na pesca artesanal, para colher o fruto, o peixe que alimenta milhares de famílias.
Em frente à Santa Casa de Rio Grande, Dom Ricardo agradeceu a dedicação dos funcionários e Dom José Mário, que atualmente administra a instituição, disse que, embora estejam esperando os recursos da União, o número de organizações que trabalham para arrecadar recursos para equipamentos e doar alimentos cresceu nos últimos meses.
Nas Docas do Mercado, Dom Ricardo e os padres da Diocese abençoaram barcos e pescadores, sempre lembrando a primeira profissão de São Pedro, que era pescador de peixes e foi escolhido por Jesus para ser um dos 12 apóstolos e se transformar em pescador de homens, tornando-se o primeiro Papa. "Há 282 anos que esta festa acontece, então é uma tradição belíssima e hoje, de fato, o foco são os nossos pescadores, eles que representam essa humildade, esse trabalho milenar que existe e que nós devemos reconhecer. É o fruto não da terra, mas do mar, que é trazido para as nossas mesas, que nos alimenta e nos alegra. Que São Pedro abençoe todos os nossos pescadores, principalmente os pescadores artesanais, que são aqueles homens que têm luta diária, trabalhar muito, levantar muito cedo para trazer alegria à nossa mesa".
Fotos: Stela Trevisan, Rubens Trevisan e Júlio César Silva