Missa de São Pedro emociona fiéis
29/06/2018
A Missa campal da 282ª Festa de São Pedro começou por volta das 11h junto às Docas do Mercado Público do Rio Grande. Padres, diáconos, religiosos, coroinhas, liturgia e música trabalharam pelo padroeiro e o resultado foi muito bonito, desde a decoração do altar montado com barco e redes, até a o comportamento dos fiéis. Um muitos rostos, a emoção brotou em lágrimas. O Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers, presidente da celebração, aprofundou três pontos da liturgia escolhida, destacando que a Palavra de Deus é o primeiro alimento.
"Vejam, na 1ª Leitura (Atos 3,6) Eu não tenho nem ouro nem prata, o que eu te dou é Jesus Cristo, como disse São Pedro. É o que está faltando no mundo de hoje, a gente se aproximar das pessoas. Nós estamos num momento em que cada um é tão egoísta que a gente não consegue nem perceber que as pessoas do nosso lado, às vezes, estão precisando. Não precisa dar grandes discursos, aliás ninguém mais aguenta grandes discursos. O que está faltando no mundo é dizer estou ao seu lado, conte comigo. São Pedro nos ensina isso hoje. É o olho no olho que está faltando.
Sobre o Salmo Responsorial 18 "Seu som ressoa e se espalha por toda a Terra", o Bispo salientou que ninguém consegue conter, para si uma coisa boa, quer sempre falar par ao outro. Está na hora da gente fazer a nossa parte também. Na 2ª Leitura, Carta de São Paulo aos Gálatas, Dom Ricardo destacou que São Pedro e São Paulo são as colunas da Igreja. "Pedro é aquele que une e Paulo é o missionário, o que sai".
Segundo o Bispo, no Evangelho (Jo 21, 15-19), o que chama a atenção é essa frase linda de São Pedro: "Senhor, tu sabes tudo". Ele explica que Deus sabe tudo, então devemos entregar nossa vida a Ele. O Bispo também enfatizou a importância da verdade que vem de Deus, que faz caminhar com tranquilidade pela rua e dormir bem à noite sobre o travesseiro, mesmo que não tenha o aplauso de todos.