Projeto Semente da Esperança oficializa atividades nesta terça-feira
30/07/2018
Nesta terça-feira (31/07), as atenções de São José do Norte estarão voltadas para a oficialização do Projeto Semente da Esperança. No início da tarde, o Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers e a irmãs de São José, membros da diretoria da Associação Beneficente São José, Teresinha Pegoraro, Carmen Macagnan e Nilva Dal Belo participarão de cerimônia no bairro Comendador Carlos Santos.
Conforme a assistente social Joana Bernardo, que vai administrar o Projeto Semente da Esperança, o projeto social foi fundado em 17 de abril de 2001, quando São José do Norte era o, terceiro município mais pobre do Rio Grande do Sul, último em educação e saúde, tendo sua economia alicerçada na pesca (sobretudo do camarão) e na produção da cebola, safra praticamente fracassada nos anos que antecederam a fundação, marcada pelo êxodo rural, concentração da população e marginalização na cidade, agravados pela falta de indústria e emprego. "Este contexto atingia as famílias e expunha constantemente crianças e adolescentes a situações de risco e vulnerabilidade social", explica.
Joana continua: "Com o intuito de mudar esta realidade, as lideranças, a comunidade nortense, os conselhos municipais, o executivo, a Paróquia São José, os Freis Capuchinhos, coordenados pelas Irmãs de São José, idealizaram o Projeto Semente da Esperança, que iniciou suas atividades em caráter experimental, objetivando oferecer, à criança e ao adolescente, apoio psicossocial, através de um programa de educação complementar a partir de atividades culturais, físico-recreativas, de esporte e lazer, e artesanais, contribuindo assim para o desenvolvimento da autoestima, da socialização e na melhoria da qualidade de vida".
O projeto já acolheu inúmeros estudantes universitários dos cursos de Administração, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, bem como de especializações para realização de pesquisas, estágios voluntários e curriculares; inclusive alguns que foram participantes do projeto na infância. Nos últimos anos o projeto “Executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários para crianças, adolescentes e idosos em sintonia com o CRAS, que coordena o Programa de Atenção Integral à Família", acrescenta a assistente social.
Durante os 17 anos e maio, a mantenedora do projeto foi a Associação Beneficente São José, das Irmãs de São José, que garantia a sustentabilidade às atividades e ações, com recursos próprios e por meio de parcerias com diferentes instituições.
Atualmente, estão inscritos 422 adolescentes, crianças, idosos e familiares que participam de atividades semanais, em oficinas diversas de artesanato, esporte, cultura e lazer. N o total são 29 oficinas, 62 grupos e atividades pontuais por ocasião de datas comemorativas. São servidos lanches para todos os grupos. As rotinas e atividades mantêm o projeto unido e vivo e é assim que ele se encontra no momento.