Indulgência na Romaria de Nossa Senhora Aparecida de Santa Vitória ao Chuí
08/10/2018
O Bispo Dom Ricardo Hoepers estabeleceu a 12ª Peregrinação e a 1ª Festa dos Motoristas do Chuí a Santa Vitória do Palmar, que vão acontecer no dia 12 de outubro, na Romaria de Nossa Senhora Aparecida, como indulgente. Conforme o padre Loir de Oliveira, administrador paroquial da paróquia Santa Vitória, para receber esta graça misericordiosa de Deus, devemos fazer:
1. A Peregrinação a pé ou de carro;
2. Participar da missa;
3. Rezar na intenção do Papa Francisco;
4. Confessar no dia oportuno.

O que é Indulgência
Etimologicamente, do latim, indulgentia significa “bondade”, “para ser gentil” ou “perdão de uma pena”.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC n.1471), indulgência “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal de vida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão)”, ou seja, já perdoados na confissão sacramental.
A indulgência serve para apagar parcial ou totalmente os resquícios do mal cometido. Quando confessamos, nossos pecados são perdoados, mas carregamos a consequência do mal cometido. A indigência é a graça que nos liberta desta culpa enquanto consequência do mal praticado.