Demonstrações de fé superam chuva e frio na Romaria de Aparecida no Chuí
12/10/2018
Nem a distância ao Extremo Sul do país, a chuva ou o frio desanimaram os romeiros de Nossa Aparecida, que percorreram os 20 quilômetros que separam Santa Vitória do Palmar ao Chuí nesse dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil. A 12ª Peregrinação e a 1ª Festa dos Motoristas saíram juntas da paróquia Santa Vitória. Famílias inteiras caminharam sob chuva forte, levando imagens de Aparecida nos braços. Caminhoneiros e motoristas de carro acompanharam os caminhantes com muita fé e devoção.
No Chuí, houve bênção dos veículos. Todos foram recepcionados, com muita animação, na Escola Marechal Soares de Andrea, onde aconteceu a Missa de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e concelebrada pelo Bispo de Maldonado, Dom Milton Luis Tróccolo Cebedio; os padres Loir de Oliveira (Santa Vitória), Sadi Cordeiro (Chuí), Mário (Rio Grande) e Tonino (Chuy). Diáconos, seminaristas e coroinhas viajaram para participar da Missa.
Em sua Homilia, Dom Ricardo pediu que os romeiros não tenham medo de pedir as graças das quais precisam à Virgem Aparecida, enfatizando que quem está perto da Mãe Maria também está com o Filho Jesus. Abençoados pela chuva que caiu do céu durante a Romaria considerada indulgente por Dom Ricardo, os romeiros do Brasil e do Uruguai consagraram suas vidas e suas famílias à Mãe Aparecida. Dom Milton também falou aos fiéis em "portunhol".
Ao final da Missa, Dom Ricardo abençoou as crianças e os fiéis receberam bênçãos individuais.
A confraternização do almoço aconteceu no CTG Querência, onde foi servido um tradicional carreteiro, com feijão.

Fotos: Stela e Rubens Trevisan