Padre Gil fala sobre o sentido da I Romaria das Almas
31/10/2018
Neste dia de Finados (2 de novembro), Rio Grande vai rezar por seus mortos na I Romaria das Almas, que vai sair às 15h da igreja Nosso Senhor do Bom Fim, destacando o tema "Rezar pelos mortos: uma obra de misericórdia" e o lema, "Eu sou a Ressurreição e a Vida" (Jo 11,25). A caminhada vai até o Cemitério do Rio Grande, onde haverá Missa Campal, às 16h. Conforme o pároco, padre Gil Raul Pereira Júnior, a ideia é, com o passar dos anos, tornar a Romaria das Almas um evento de grande porte. Ele destacou ainda que é importante situar a I Romaria das Almas na história da paróquia.
"A igreja do Bom Fim foi, até o século XIX, a capela de um cemitério e, depois de 1850, quando houve uma peste em Rio Grande, então  mandaram tirar todos os ossos de lá e colocaram no Ossário do atual Cemitério Católico e ali deixou de ser cemitério. Com o passar dos anos, a igreja se tornou da irmandade do Bom Fim, que, depois, se autodissolveu em 1967, para dar origem à Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim. No mês de março deste ano eu reassumi a paróquia e achamos por bem, junto com a comunidade, resgatar essa dimensão de oração pelos falecidos, porque muitas pessoas vão à igreja para rezar pelos seus falecidos. A devoção do Nosso Senhor do Bom Fim é a devoção da morte de Jesus Cristo, que morre na cruz para nos salvar. Nós começamos a fazer uma série de atividades e adaptação do ambiente para esta devoção. No lado da igreja, existe um pequeno jardim que foi recuperado e colocamos ali um ícone de Nossa Senhora, Mãe e Rainha das Almas, e um velário. Todos os meses, celebramos missas pelos falecidos daquele mês e criamos a I Romaria das Almas.  A partir das 10h,  igreja vai permanecer aberta e, às 15h, sai a procissão. A gente está motivando as pessoas para levarem flores, velas e a fotografia de seus falecidos", explicou.