Dom Ricardo fala sobre o fechamento da igreja Matriz São José para reformas e deixa mensagem à comunidade
20/11/2018
Nessa semana, o Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, foi procurado pela imprensa da região para falar sobre o fechamento da igreja Matriz São José, de São José do Norte para reformas. Sempre pensando em zelar pelo patrimônio da Diocese, Dom Ricardo reuniu-se com o pároco, padre Eduardo de Oliveira, e decidiram pelo fechamento, diante da análise técnica sobre o tempo, que determinava uma perspectiva de cuidado. "É uma questão de segurança. A estrutura alta de madeira está comprometida pelos cupins. Então, para salvaguardar as pessoas, preferimos adaptar o local da Missa e fazer uma campanha para a reforma", explicou o Bispo.
Outras igrejas
Recentemente, o levantamento sobre o patrimônio da Diocese determinou outras reformas de telhado e forro. As igrejas Matriz São Luiz Rei, de Mostardas, e Santo Antônio, de Tavares, estão com obras adiantadas e devem ser reinauguradas nos próximos meses, para a felicidade das comunidades que se uniram ainda mais pela causa, realizando eventos e reunindo doações.
O Bispo lembrou que a recuperação da igreja Matriz de São José do Norte, por ser um precioso patrimônio histórico e cultural da região, precisa ser executada por uma equipe especializada. O período de execução da obra poderá ser de um ou dois anos, dependendo do tempo, da estrutura e do dinheiro disponível. Para obter os recursos necessários, além das doações, a Diocese pretende solicitar a aprovação de projetos culturais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que empresas grandes possam doar parte de seus impostos devidos.
Mensagem à comunidade
Os bancos da igreja de São José do Norte já estão no Salão Paroquial, onde serão realizadas as missas. Os santos serão recolhidas e a igreja ficará vazia, para entrar em reforma. O início da obra deve acontecer no início de 2019, com a colocação de estacas de sustentação, etapa que vai anteceder a recuperação do telhado e do forro.
Dom Ricardo Hoepers deixou uma mensagem à comunidade: "Que São José do Norte tenha paciência, seja unida para poder reinaugurar a igreja o mais rápido possível".
Abraço
No último domingo (18), os paroquianos abraçaram a igreja Matriz São José, após a missa dominical.