34a SEMANA DO MIGRANTE
12/06/2019
Dos dias 16 a 23 de junho de 2019
TEMA: Migração e Políticas Públicas
LEMA: “Acolher, Proteger, Promover, Integrar e Celebrar. A luta é todo o dia.”

“O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e tu o amarás como a ti mesmo, porque foste estrangeiro na terra do Egito.” (Lv 19,34)

A Campanha da Fraternidade deste ano de 2019, através do tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, fez um chamamento à própria Igreja e ao conjunto da sociedade, no sentido de mostrar que a criação e a efetivação das políticas públicas dependem da participação popular. A Semana do Migrante, como vem fazendo nos últimos 34 anos, assume a missão de dar continuidade à essa reflexão, no contesto das migrações.

Na trajetória da Pastoral dos Migrantes, à caminho de completar, em 2020, 35 anos de caminhada junto aos migrantes e empobrecidos, enquanto um braço social da Igreja Católica no Brasil no serviço aos migrantes e refugiados, o SPM assume a Semana do Migrante como uma de suas principais estratégias, porque dá unidade ao seu trabalho, que acontece em âmbito nacional, sempre na terceira semana do mês de junho, como tempo propício para a reflexão e a ação. Ao debater os problemas sociais brasileiros sob a ótica das migrações, a Pastoral dos Migrantes contribui para a formação de seus agentes, seja para a acolhida, seja para a mediação que visa a uma intervenção pastoral mais eficaz, ajudando as pessoas e, sobretudo, o mundo da política, a entender que migrar é um direito humano e que é necessário efetivar políticas justas que resguardem o direito de toda pessoa, independente da sua origem e destino.
Neste tempo propício convidamos todos os agentes da Pastoral dos Migrantes, as pastorais de conjunto e homens e mulheres de boa vontade, sensíveis à dor do outro, para refletir e buscar pistas de ação, a partir do convite e da convocação do Papa Francisco, para Acolher, Proteger, Promover e Integrar o migrante:
- Acolher: oferecer a migrantes e refugiados possibilidades mais amplas de entrada segura e legal nos países de destino;
- Proteger: propiciar ações em defesa dos direitos e da dignidade dos migrantes e refugiados, independentemente da sua situação migratória;
- Promover: empenhar-se para que os migrantes e refugiados
tenham condições para se realizar como pessoas em todas as dimensões que compõem a humanidade;
- Integrar: oportunizar o enriquecimento intercultural dos migrantes e da comunidade que os acolhe.

Que essa Semana nos ajude a estar com os últimos chegados, a despir-nos dos preconceitos nossos de cada dia, a depurar nossa fé, abrindo nossos braços para o abraço, sempre redentor.

Boa reflexão! Boa ação a todos e todas!
+Dom José Luiz Ferreira Sales, CSSR
Presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes - SPM