Notícias - Diocese

A 46ª Romaria Jubilar foi expressão de amor e zelo dos rio-grandinos a Nossa Senhora de Fátima
12/10/2020
Difícil não se emocionar com as mais sinceras expressões de devoção dos romeiros de Nossa Senhora de Fátima no último dia 11 de outubro. Algumas delas na missa drive-in realizada para 500 veículos no Praça Shopping Rio Grande, outras durante a carreata de retorno de Nossa Senhora ao Santuário de Fátima, quando pessoas se ajoelhavam e pediam a intercessão de sua santa protetora ou agradeciam por graças recebidas. 
         
Como bem pontuou Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano do Rio Grande, são várias imagens dessa Romaria Jubilar que ficarão gravadas não só no coração, mas também na alma, pois que transmitem expressões do amor que o povo rio-grandino tem por Nossa Senhora de Fátima. Nesses quase 50 anos da Diocese do Rio Grande, que serão completados em setembro de 2021, grande parte foi construída por essa caminhada mariana de fé, uma devoção trazida pela colonização portuguesa do município e acolhida por um povo sedento do amor de nossa Mãe Santíssima.
       
E como a festa era de Nossa Senhora, tudo no evento só poderia concorrer para o bem, mesmo que a 46ª Romaria tivesse que ser um pouco diferente, devido às restrições necessárias de controle da pandemia do Coronavírus. Houve coragem e perseverança da equipe organizadora, sob liderança do Padre Péterson Pedroso de Figueiredo, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Ao final da Romaria, Dom Ricardo Hoepers referendou o mesmo sentimento, citando a passagem bíblica de que “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”. 
       
Para Dom Ricardo, a 46ª Romaria, que também estava incluída na programação comemorativa do Jubileu de Ouro da Diocese do Rio Grande, mostra que o Santuário de Nossa Senhora de Fátima é referência para toda a Diocese desse amor mariano que traz a vitalidade, a esperança e a paz que todos nós buscamos. E o mais importante dessa caminhada, como destacou Dom Ricardo, é que “com Maria, chegaremos com certeza, a Jesus”.

Texto: Licilene Zaffalon
Fotos: Bruno Soares Rios Pascom Diocese do Rio Grande

Galeria de fotos