Relatório da 49ª Assembleia Diocesana de Pastoral
30/11/2020
No final de semana que a Igreja Celebra Cristo Rei, a Diocese do Rio Grande realiza tradicionalmente a sua Assembleia Diocesana de Pastoral. Neste ano de 2020 a 49ª edição ocorreu presencialmente no Centro Diocesano de Pastoral em caráter jubilar, em comemoração aos 50 anos da Diocese, cumprindo protocolo sanitário contra a disseminação de coronavírus, vírus causador da pandemia de COVID-19. Segue o relatório da Assembleia:

Relatório da 39ª Assembleia Diocesana de

Pastoral da Diocese do Rio Grande

“Jesus Cristo ontem, hoje e sempre: gratidão e missão.”

Aos 21 dias do ano de 2020, entre 13h30min e 18h15min, realizou-se no Centro Diocesano de Pastoral Cristo Ressuscitado a 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A assembleia ocorre no Ano Jubilar da Diocese do Rio Grande (12 de setembro de 2020 à 12 de setembro de 2021), dentro das comemorações dos 50 anos da Diocese, como uma das atividades jubilares. O evento ocorre em meio a pandemia de Covid-19, decretada no mês de março. Por conta desse motivo a participação foi restrita, para se manter o distanciamento entre os participantes, contando apenas com a presença do Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers (presidente da assembleia), do Bispo Emérito Dom José Mário Ströeher, dos presbíteros diocesanos e religiosos, dos diáconos, representantes das religiosas e religiosos, coordenadores de setores diocesanos e seminaristas. A acolhida foi realizada no hall de entrada do Centro Diocesano de Pastoral, sendo entregue o crachá e o lanche embalado em uma sacola, para consumo individual.

Acolhida

A Secretária de Pastoral Eliza Franz faz a Acolhida Inicial com o ministério de música e a oração invocando a presença do Espírito Santo. O Bispo Dom Ricardo faz a abertura da Assembleia saudando o Bispo Emérito Dom José Mário e explicando os três momentos: prestação de contas, momento de agradecimento pelos 50 anos da Diocese e olhar de esperança para o futuro e um momento celebrativo inspirado na Assembleia de Siquém (Js 24). Dom Ricardo explica que as lideranças da diocese representam toda diocese, porque não pode ter a presença de todos na Assembleia por conta da pandemia.

Prestação de Contas

O Ecônomo Diocesano, Padre Peterson Pedroso de Figueiredo, faz a apresentação da prestação de contas do ano de 2020. Na prestação de contas o padre ressalta as dificuldades do ano pandêmico com as igrejas de portas fechadas, e mostra os números relacionados às questões financeiras. O ecônomo também explica como está fazendo para manter a saúde financeira da Diocese em meio à tantas dificuldades (a prestação de contas fica à disposição na administração da Mitra Diocesana).

Memória agradecida e perspectiva pastoral

Dom Ricardo conduz o momento Memória Agradecida, Olhar Esperançoso, numa intenção de orientação pastoral neste Ano Jubilar. O bispo lembra as pessoas que fizeram a história da diocese, citando especialmente o primeiro Bispo Dom Frederico Didonet e o segundo Bispo Dom José Mário Ströeher. Dom Ricardo relembra a Visita Pastoral Missionaria, quando chegou na Diocese como terceiro Bispo. Com isso passa por todo quinquênio, a partir dos temas. É relembrado o ano da Pandemia, dentro do período do quinquênio, que reorganizou a vida pastoral da Diocese. O olhar esperançoso - diz Dom Ricardo - traz a pergunta: “Que Igreja queremos a partir de agora?” O caminho começa com o próprio lema de fundação da Diocese: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho à toda criatura!” (Mc. 16, 15) O objetivo da Igreja do Rio Grande é o mesmo da Igreja do Brasil: Evangelizar a partir das novas diretrizes da CNBB. Os pilares para esta evangelização são quatro: Palavra, Pão, Caridade, Ação Missionária. Dom Ricardo convoca a diocese a participar, através das paróquias e comunidades, das atividades do Ano Jubilar: Dia Solidário, Memória Agradecida, Momento de Espiritualidade todo dia primeiro de cada mês, testemunhos paroquiais no último domingo de cada mês, contribuição através da guirlanda de Natal, cursos de formação, entre outras atividades. Dom Ricardo conclama a comunidade a retornarem para a Casa de Formação Dom Frederico Didonet, através da utilização dos espaços pelos movimentos, a partir do próximo dia 12. Dom Ricardo faz um clamor para que as paróquias se organizem e comecem uma promoção maior da Palavra de Deus, afirmando que a leitura, o estudo e a meditação da Bíblia é o primeiro passo para a caminhada diocesana dos próximos anos.

Momento Celebrativo – Assembleia de Siquém

O Vigário Geral Padre Gil Raul Pereira Jr conduziu o momento celebrativo da Assembleia, inspirado na Assembleia de Siquém (Js 24, 19-22. 25-28). O Bispo Dom Ricardo Hoepers acende a Vela do Jubileu, que está colocada juntamente com os demais símbolos da celebração destes 50 anos: as imagens de São Pedro e Nossa Senhora de Fátima e o Baú Jubilar. Após as preces de agradecimento pelas realizações da Diocese do Rio Grande, foram divididas duplas e cada dupla escreveu uma palavra em uma folha representando a característica necessária para os próximos 50 anos da Diocese, para depositar no baú jubilar.

Ao final Dom Ricardo Hoepers concede a Bênção Final, convidando todos os participantes da assembleia a se dirigirem para Catedral de São Pedro para Abertura da Porta Santa do Ano Jubilar.

Abertura da Porta Santa do Ano Jubilar

Na Catedral de São Pedro às 17h deu-se o início a Celebração Eucarística com a Abertura da Porta Santa do Ano Jubilar da Diocese do Rio Grande. A Cerimônia teve seu início na frente da Catedral, onde Dom Ricardo proclama a abertura da Porta Santa até o dia 12 de setembro de 2021.

Sendo estas as atividades ocorridas na 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral, concluo este relatório como secretário da assembleia jubilar, assinando juntamente com o presidente da assembleia, o Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers.

Bruno Soares Rios                          + Dom Ricardo Hoepers