Tudo pronto para Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em São José do Norte
20/01/2021

A 210ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em 2021, sob o tema “Com Maria, louvar ao Deus da Vida que nos leva à plenitude” será um pouco diferente que em anos anteriores, devido à pandemia do Coronavírus. A tradicional festa religiosa costuma reunir muitos devotos na procissão marítima e na missa campal, que esse ano não poderão ocorrer, devido às restrições legais.

Mas nem por isso, perderá o seu valor devocional e evangelizador, conforme reflete o padre Luiz Fernando Silva da Matta, pároco da Paróquia São José, do município de São José do Norte. “Ainda que não estejam presencialmente, os fiéis manterão seus corações, seus pedidos e seus agradecimentos voltados para as atividades que serão desenvolvidas, em uma programação limitada, mas embasada no amor mariano”, destaca o pároco.

A novena inicia no próximo dia 24 de janeiro até dia 01 de fevereiro. Na programação estão previstas diariamente, a oração do terço, sempre às 07h30 da manhã, cada dia a cargo de uma pastoral, e missas às 20hs, na matriz São José, conforme programação abaixo:

Pde. Péterson Figueiredo

Pde. Eder Borges

Pde. Cleomar de Jesus

Frei Paulo Prigol (carmelita)

Pde. Márcio Gonçalves

Pde. Nedir Piovesan

Frei Flávio do Amaral

Pde. Luiz Fernando da Matta

Pde. Marciano Pozzebon

O padre Luiz Fernando informa ainda que, devido a limitação no número de pessoas, conforme decreto municipal, visando a contenção da pandemia, as presenças devem ser agendadas na Secretaria da Paróquia, pelos telefones (53) 3238-1136 e 9.9924-8362, além de ser obrigatório o uso de máscaras durante as celebrações. Porém, aviso importante aos navegantes: tanto a oração do terço como as missas diárias serão transmitidas pelas redes sociais e pela página da matriz em https://www.facebook.com/Saojosesjn1.

Já no dia 02 de fevereiro, a missa da Festa será transmitida pela WEB TV e Rádio Clube, a partir das 10hs, sendo celebrada pelo nosso bispo Dom Ricardo Hoepers. “Convidamos a todos para participarem presencialmente ou por meio das redes sociais, agradecendo pelo dom da vida e renovando nossos pedidos pelo fim da pandemia e pela saúde de todos nesse momento tão difícil que o mundo vem passando”, finaliza o pároco da matriz São José, lembrando que essa não é a primeira pandemia enfrentada pela festa bicentenária, em cujo registro histórico também está a gripe espanhola nos anos de 1918 a 1920.