Em Rio Grande, comunidade Nossa Senhora dos Navegantes faz festa para Padroeira
20/01/2021

A comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no Lar Gaúcho e pertencente a Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, em Rio Grande, prepara a 34ª Festa em Honra da Padroeira, apresentando o tema “Com Maria, redescobrimos a nossa fé!”. Da mesma forma que as outras comunidades católicas, que sofrem o impacto da pandemia, esse ano deverão ser seguidos todos os protocolos necessários, como uso obrigatório de máscara e álcool gel, além da redução no número de participantes presenciais.

Segundo o pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, Padre Eder dos Santos Borges, é muito importante o agendamento prévio pelo telefone 3232-5721 para a participação dos fiéis em cada dia do tríduo e da festa. Aqueles que não conseguirem participar presencialmente, poderão acompanhar toda a festa pelo facebook da comunidade em https://www.facebook.com/consnave.

O Tríduo começa no dia 30/01, às 19h, com uma missa celebrada pelo Padre Leandro Pinheiro, a partir do Lema: “Maria, ensina-nos a viver o teu sim”. No dia 31/01, às 09h, a missa será com o Padre Gil Pereira Jr. e o MFC (Movimento Familiar Cristão), com reflexão do Lema: “Maria, mãe amorosa, cuida de nossas vidas”. No dia 01/02 às 19h, haverá o momento especial com uma procissão motorizada, saindo da Capela N. Sra. dos Navegantes da Marinha em direção à Comunidade N. Sra. dos Navegantes no Lar Gaúcho. Após a procissão, a missa será celebrada pelo Padre Antonio Márcio e o MCC (Movimento Cursilho de Cristandade), com o Lema: “Maria, mostra-nos o caminho até Jesus”.

A Missa Festiva será celebrada pelo pároco, padre Eder Borges, no dia 02/02 às 10h30. Será seguida, às 12h, por um almoço Delivery (cardápio: frango assado, salsichão, polenta e massa alho e óleo), ao valor de R$ 22,00. Essa é a primeira festa organizada pelo Padre Eder que assumiu recentemente a Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim junto com duas comunidades na área de abrangência: Nossa Senhora dos Navegantes (Lar Gaúcho) e Jesus da Misericórdia (Dom Bosquinho).

Para o padre Eder, esse é o momento mais oportuno para cada devoto refletir a dimensão da sua fé, nos passos de Maria. “Além da característica evangelizadora que qualquer novena pode trazer para seus participantes, sejam presenciais ou virtuais, o mais importante é o significado individual para cada devoto, que certamente, se ampara em Maria, nossa Mãe Santíssima, para seguir vivendo o seu dia-a-dia nesse tempo tão áspero que se apresenta”, sintetiza. Ele conclui ainda que, “com fé, conseguimos continuar a caminhada até Jesus”.

FOTOS: Programação deste ano e foto do ano anterior.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DIOCESANA