Comunidade N. Sra. De Lourdes prepara a festa da Protetora Dos Enfermos
07/02/2021

Esse ano, em função do momento de pandemia, para evitar aglomeração, a equipe organizadora da Paróquia Sagrada Família (Cidade), a qual a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes está vinculada, decidiu não fazer o tríduo para a Festa da Padroeira. Conforme informou o diácono Cláudio Teixeira do Nascimento, haverá no próximo dia 11/02, às 17h, uma Missa Festiva em Honra a Nossa Senhora de Lourdes, celebrada pelo padre Lino Mayer.

“A missa acontecerá na parte externa da capela da Comunidade N. S. de Lourdes, localizada na Rua Henrique Pancada, inclusive, com o distanciamento social necessário”, destacou o diácono Nascimento. Ele lembrou ainda que as festas na capela da Henrique Pancada são realizadas desde 2011 e esse ano, portanto, será a 11ª edição.

A partir do lema "Pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, buscamos o olhar de compaixão e misericórdia do Pai", a festa desse ano terá as orações dos devotos voltadas para esse momento por qual estamos passando, principalmente porque N. Sra. de Lourdes é considerada a santa protetora dos doentes e enfermos. Uma intercessora que traz o consolo aos que padecem.

Vale lembrar também que no importante evento, em 11 de fevereiro de 1858, a Santíssima Virgem Maria apareceu à humilde Bernadette Soubirous, para pedir à Igreja oração e penitência pela conversão dos pecadores. É interessante perceber como todas as aparições marianas trazem, sem exceção, esse pedido fundamental à humanidade de que faça penitência e reze pela conversão dos pecadores. O sacerdote René Laurentin, um dos mariólogos mais respeitados do mundo, já falecido, escreveu um livro sobre as aparições em Lourdes e destacou, ao final, quatro pontos principais da mensagem de Nossa Senhora de Lourdes: a pobreza, a oração, a penitência e a Imaculada Conceição.

As aparições aconteceram após quatro anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. E a pequena Bernadette, que na sua simplicidade e humildade, não sabia nem que a "bela Senhora" que tinha visto na gruta era a Virgem Maria, muito menos sabia que o dogma da Imaculada Conceição havia sido proclamado por Pio IX, foi um testemunho de suma importância.

Em uma das aparições a ela na Gruta de Lourdes, no dia 25 de março de 1858, festa da Anunciação, Nossa Senhora lhe disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Bernadette, que nunca tinha ouvido aquela expressão, saiu da gruta, repetindo para si mesma aquela frase, para contá-la ao padre, que tinha pedido uma comprovação da veracidade das aparições.

FOTO: Festa no ano passado.