Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 propõe um olhar à paz e ao diálogo
15/02/2021

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será no próximo dia 18, às 20h transmitida via Facebook e Youtube da Diocese do Rio Grande para toda a comunidade diocesana. Para cumprimento dos protocolos de controle da COVID-19 no local do lançamento estarão apenas alguns convidados representantes da comunidade e imprensa. A Campanha da Fraternidade foi inserida, a partir da década de 70, no período da Quaresma como uma mediação prática para a vivência e o aprofundamento da fraternidade. Algumas edições são ecumênicas, com organização do CONIC, a qual a Igreja Católica se faz presente através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o que é o caso desta edição.

Como frisou o Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, o tempo quaresmal é um tempo de mudança de vida, de conversão interior e oportuno para aproximarmos mais da vontade de Deus sobre a nossa vida. E como já é tradicional, a Campanha da Fraternidade de cada ano sempre propõe um tema para inspirar ainda mais essa conversão. O tema desse ano é “Cristo é a nossa Paz! Do que era dividido fez uma unidade (Ef 2,14)”, trazendo ainda o lema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor!”

“Com certeza nós estamos precisando de paz, pois o mundo está cheio de conflitos, de polarizações, todo mundo acusando todo mundo”, destacou Dom Ricardo, enfatizando que é tempo de pensar nessa paz, que começa dentro de casa, na nossa família, no nosso trabalho, entre os nossos familiares. Mas também precisa ser conquistada nas nossas cidades, no Brasil e no mundo inteiro. Para isso, segundo o bispo, é importante que sejamos construtores da paz, “não de muros que nos separam, mas de pontes que nos aproximam”, parafraseando o Papa Francisco.

E não há construção da paz, sem o diálogo. Dom Ricardo ponderou que o diálogo nos faz aproximar do outro, conhecer a dor e o sofrimento de cada um. “Então o tema proposto pela Campanha da Fraternidade, com base no diálogo e no compromisso de amor com o próximo, é um tema maravilhoso e oportuno para uma conversão interior”, explicou ele, convidando todos a viverem em busca dessa paz e desse diálogo onde estiverem.

Pelo fato desse ano, a Campanha ser ecumênica, a abertura oficial também contará com a presença das igrejas anglicana e luterana. “Eu tenho a alegria e a honra de dizer que aqui na Diocese do Rio Grande, nós não temos nenhuma dificuldade de fazer ecumenismo”, afirmou o bispo. Ele lembrou que no tempo mais terrível da pandemia, as igrejas cristãs de Rio Grande se mobilizaram para ajudar os moradores de rua, a dar comida a quem estava com fome, a ajudar a todos aqueles que, na hora do desespero, não sabiam o que fazer.

Dessa forma, para Dom Ricardo, é uma alegria trabalhar a Campanha da Fraternidade Ecumênica, frisando que não vê nenhum problema na união das igrejas cristãs nos ideais que levam solidariedade, ajuda e, acima de tudo, nos tornam pessoas melhores. Portanto, dentro desse propósito, pediu a união de todos os fiéis nas suas comunidades, nas suas paróquias, junto aos seus párocos.

Para o Bispo Diocesano, certamente essa é também uma forma de viver com intensidade o tempo quaresmal, tempo de mudança, de conversão, de morte para o pecado e ressurreição com Jesus Cristo. “Ele é a nossa paz e é por Ele, que nós vamos nos manter unidos, fiéis, porque Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”, conclamou Dom Ricardo, desejando a todos um bom início de Quaresma e um tempo agraciado em que todos possam ser testemunhas de que buscamos a unidade em todas as nossas ações.

Pastoral da Comunicação Diocesana