QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO
16/02/2021

Estamos nos aproximando do tempo da Quaresma, o período de 40 dias, no qual realizamos a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, pois celebra a Ressurreição de Jesus. O marco inicial será no próximo dia 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e termina na Quarta-feira da Semana Santa. Na Quinta-feira Santa, com a Missa da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal.

O foco principal da Quaresma é uma autorreflexão e consequente conversão ao projeto do Senhor para nossa vida. Para isso, procura-se dedicar esses 40 dias especiais à oração, ao jejum e também à partilha do pão. Todo fiel busca revisar suas práticas e posturas diante da vida e das pessoas, tendo indistintamente a oportunidade do arrependimento dos pecados cometidos.

Na Quarta-Feira de Cinzas, somos lembrados de que do pó viemos e ao pó voltaremos. E diante da lembrança da finitude de nossas vidas, somos chamados à conversão e, principalmente, a acreditar no Evangelho, na esperança da vida eterna.

Esse ano, devido à pandemia, o Vaticano alterou o rito de imposição das cinzas no início da quaresma, o que deverá ser seguido por todos os celebrantes. Após a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada, o sacerdote, voltado para os presentes, dirá uma única vez para todos os presentes, o que diria um a um na procissão dos fiéis.

E ao invés de impor as cinzas na fronte, como de costume, o sacerdote deixará as cinzas caírem sobre a cabeça de cada um presente na celebração, em silêncio. Para a colocação das cinzas nas cabeças dos fiéis, os sacerdotes devem higienizar as mãos antes do rito e utilizar máscara de proteção.

Veja na foto os horários das missas da Quarta-Feira de Cinzas já confirmadas em diversas paróquias da diocese. Para participar das Missas presencialmente entre em contato com as secretarias das Paróquias para agendamento. Para maiores informações, favor entrar em contato com sua paróquia. Também é aconselhável que, no tempo quaresmal, cada um faça um profundo exame de consciência e confissão junto ao padre de sua preferência.

Pastoral da Comunicação Diocesana