Santuário de Nossa Senhora de Fátima abre agenda de devoções de 2021
23/02/2021

Na Quarta-feira de Cinzas, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a Casa da Mãe Santíssima, abriu o calendário de eventos religiosos de 2021, com a tríduo da II Festa em honra aos Pastorinhos de Fátima. Para o Padre Péterson Pedroso de Figueiredo, reitor do Santuário, é uma alegria trazer aos devotos, nesta situação de tanta tristeza, de perda de entes queridos e de restrições aos contatos vivenciada há um ano, à possibilidade de momentos de espiritualidade e devoção. “Isso acalma e fortalece o ânimo das pessoas”, explica. O tríduo contou, respectivamente, com as celebrações do Frei Paulo Prigol, do Padre Waldemar Amaral e do Padre Nedir Piovesan.

A celebração da missa festiva foi realizada pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers, no dia 20 de fevereiro, o qual destacou que Deus nos dá a graça de termos santos e santas, os quais nos mostram que caminho devemos percorrer, ou seja, o caminho do bem, os caminhos de Deus. “E nesse sentido Lúcia, Francisco e Jacinta, os três pequenos videntes, escolhidos por Nossa Senhora, nas aparições de Fátima, em Portugal, no ano de 1917, são exemplos, destacou Dom Ricardo, dessa bondade de Deus que vai dando sinais para nós. Eles nos mostram que é possível viver as virtudes, seguir o bom caminho”.

Na espiritualidade dos três Pastorinhos, segundo o Padre Péterson, os seus exemplos são muito importantes para o tempo quaresmal, pois, motivados pelas aparições e pedidos de Nossa Senhora em Fátima, os três pequenos videntes, além de rezarem o terço todos os dias, também faziam jejuns e várias penitências. São Francisco Marto era o mais contemplativo dos pequenos videntes e seu maior desejo era consolar a Deus, tão ofendido pelos pecados da humanidade. Já Santa Jacinta, sua irmã, tinha uma forte atitude de compaixão com o próximo. Ela costumava dizer que era preciso ter muita caridade, mesmo com quem é mau. Os dois irmãos videntes foram vítimas da gripe espanhola, sendo que seus cotidianos eram marcados com oração e sacrifício pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.

Apesar de recente, pois se trata apenas do segundo ano, o Padre Péterson enfatizou que a Festa dos Pastorinhos já se tornou tradição devocional no Santuário, reunindo muitos devotos que já colocam nas mãos de Nossa Senhora de Fátima a esperança de um mundo melhor. O reitor do Santuário informa que a agenda de atividades prossegue com a novena e Festa no mês de maio e a Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, em outubro. “Todos os eventos religiosos preparados com muito amor pela comunidade do Santuário, com o objetivo de proporcionar um crescimento na fé e um maior seguimento nos caminhos de Deus”, finalizou ele.