Família de São José celebrou o dia do Fiel Esposo de Maria
26/03/2021

Com uma missa festiva no dia 19 de março, às 18h30, na sua igreja matriz, a Paróquia São José Operário comemorou a Festa da Família de São José, denominação carinhosa das cinco comunidades de sua área de abrangência: Comunidades do Imaculado Coração de Maria, de Nossa Senhora das Graças, de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São José Operário e de São Cristóvão. E também atendeu a convocação da Diocese do Rio Grande, com uma hora de Adoração ao Santíssimo, a partir das 17hs, um momento de oração pela gravidade da pandemia.

O pároco, Padre Nedir Piovesan, observou que todos os protocolos contra a pandemia foram adotados no dia. “Um dia especial, que não poderia passar em branco, de louvor a São José que foi um homem justo e de muita fé, que traz consigo a descendência de Davi, toda a história do Povo de Deus”, destacou o padre, ressaltando ainda que a descendência de Jesus é enraizada nessa tradição.

Um outro ponto importante é que o Papa Francisco, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, convocou o "Ano de São José", de 08 de dezembro de 2020 até 08 de dezembro de 2021, com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”. A Carta apostólica traz os sinais da pandemia da Covid-19, que – escreve Francisco – nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Como salienta o Papa, justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Para o padre Nedir Piovesan, São José é um vocacionado de Deus, um escolhido de Deus que não mede esforços para colocar os seus dons para que se realize o projeto de salvação. O pároco refutou a aparente falta de protagonismo de São José, destacando a sua essencialidade para a Família de Nazaré, a Sagrada Família. “Ele foi fiel a Deus, à virgem Maria e ao menino Jesus. As peregrinações ou fugas, com a mãe e o menino, orientadas por Deus, lembram a trajetória do Povo de Deus. Ele carregou um conhecimento paterno fundamental para educação do menino Jesus em todos os âmbitos, principalmente o religioso. Isso reafirma e faz dele o padroeiro Universal da Igreja”, sintetizou o padre Piovesan.

Existem duas datas festivas na Paróquia São José Operário. Os festejos de São José serão intensificados em 01 de maio, quando, desde 1955, o Papa Pio XII daria aos trabalhadores um modelo e protetor: São José, o Operário. A partir daí, São José, o protetor da Igreja, assumiu também a responsabilidade de não desamparar nenhum trabalhador de fé, seja ele da indústria, do campo, autônomo, homem ou mulher, lembrando-os que ao seu lado sempre estão Jesus e Maria.

As fotos são da última festa da família de São José, em março de 2019. Não houve festa em 2020 por causa da pandemia.