Obras da Casa de Formação Dom Frederico Didonet são intensificadas
16/04/2021

A Casa de Formação Dom Frederico Didonet tem sua reforma intensificada. Neste período estão sendo preparadas as estruturas internas da casa, principalmente os banheiros e cozinha. A intensificação se dá após um projeto que a Diocese aprova para tornar a Casa a sede de um Centro de Formação contínuo, além de poder retornar a receber os movimentos para realização dos retiros, encontros e celebrações. A Casa de Formação terá um Projeto Social chamado Centro Integral de Formação Ecológica (CIFE) de cinco eixos: Eixo ECOSENSIBILIDADE, Eixo CONSUMO CONSCIENTE, Eixo SOLIDARIEDADE CIDADÃ, Eixo EMPREENDEDORISMO e Eixo TRANSPARÊNCIA.

Desse modo, o CIFE se torna uma forma de compromisso ativo da Igreja do Rio Grande diante dos desafios do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas através da criação de um espaço formativo e pró-ativo com respostas inteligentes e solidárias que serão desenvolvidas em parceria com escolas e outras instituições.

No segundo semestre de 2020, após a primeira fase da reforma, Dom Ricardo Hoepers abriu a Casa de Formação para os moradores de rua, após um temporal inviabilizar o espaço onde eles estavam abrigados pela Prefeitura Municipal. No período os acolhidos juntamente com as equipes presentes realizaram diversos reparos, deixando a casa viva todo período que se encontraram residindo no local. Ao final do ano a casa fechou novamente e no dia de São José, 19 de março deste ano, iniciou mais uma fase da reforma.

O Bispo Dom Ricardo está confiante com o retorno das atividades da casa no ano de 2022 e afirma que as orações e o apoio de cada envolvido neste tempo em que a casa está fechada foi importante para que nunca se perdesse a esperança, até nos momentos mais críticos da reforma. Segundo o bispo, a abertura da casa para os moradores de rua foi um sinal de que a casa sempre será um espaço de acolhida e encontro, daqueles que mais precisam, física e espiritualmente.

Para quem não lembra, em 2017 a Casa de Formação foi fechada, tendo os retiros transferidos para outros locais da cidade. Construída em 1976 e inaugurada pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Didonet, a Casa de Formação recebeu milhares de jovens e adultos, durante 42 anos, contribuindo para o despertar e o aprimoramento da fé de quem cursou MFC, Cursilho, Emaús, Nazareth, Eterna Semente, Enjo, Formações e retiros da RCC entre outros movimentos. Em 2022 a Casa estará de volta e continuará sendo este ponto de evangelização e formação para os próximos anos da Diocese. Uma Casa de gratidão por todos que passaram nos últimas décadas e missão para os que virão nos próximos 50 anos da Diocese do Rio Grande.

Pastoral da Comunicação Diocesana