Igreja Matriz nortense reabre em louvor a São José
28/04/2021

Uma imensa alegria tomou conta da comunidade católica de São José do Norte, na missa de abertura da novena em honra a São José, no último dia 22 de abril. Não era para menos, pois a igreja Matriz foi reaberta após mais de dois anos fechada. Localizada no centro histórico do município, a matriz São José, construída entre 1800 e 1820, com materiais trazidos de Portugal, em estilo barroco colonial e detalhes em neoclássico, teve que fechar as portas para o restauro do telhado.

Segundo o pároco, Padre Luiz Fernando Silva da Matta, em um ano e meio, foi feito todo o telhado e forro, possibilitando a reabertura da matriz nesse ano especial de louvor a São José. Por isso, o lema escolhido para a novena é “Com São José, louvar ao Deus da vida que nos leva a plenitude”. Para ele, a comunidade está justamente com essa sensação de plenitude, “de estarmos cheios de fé e esperança, que permite atingirmos a totalidade de nossos desafios”.

A missa festiva será celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Ricardo Hoepers, no dia 01º de maio, às 10h, com transmissão pela TV Clube Web, quando então se dará a reinauguração oficial da Igreja Matriz. Em função da pandemia, para participar da Santa Missa, é necessário o agendamento na secretaria da paróquia, pois os lugares são limitados, conforme os protocolos de segurança. “Com o revezamento dos paroquianos nas missas presenciais e as transmissões pelas redes sociais, temos possibilitado a oportunidade para que todos possam estar juntos nesse momento de graça”, salienta o padre.

Durante a novena, vários padres da diocese estão prestigiando esse momento histórico e de devoção, todos refletindo o que possibilita estar caminhando junto “Com São José....”. No dia 22/04, Frei Paulo Prigol falou sobre “....., somos atraídos pelo Pai”; 23/04, Pe. Péterson Figueiredo sobre “..., somos educados na partilha do pão eucarístico”; 24/04, Pe. Luiz Fernando da Matta, sobre “....., aprendemos na fortaleza e no crescimento da fé”; 25/04, Dom José Mário Stroeher sobre “...., experimentamos como ser bons pastores”; 26/04 Pe. Eder dos Santos Borges sobre “..., somos conduzidos pelo mistério da cruz de Cristo”; 27/04 Pe. Cleomar Lemos de Jesus sobre “...., somos testemunhas do amor, na busca das raízes mais profundas”; 28/04 Pe. José F. Giriboni sobre “....., somos conduzidos a sermos luz do mundo”; 29/04 Pe. Marcio Gonçalves sobre “....., aprendemos a servir”; 30/04 Pe. Marciano Pozzebon sobre “...., seguimos o Cristo que é o caminho, a verdade e a vida”.

O padre Luiz Fernando destaca que estar com São José, chefe da Sagrada Família e patrono da Santa Igreja, traz a certeza de que será mais fácil trilhar o caminho que todo cristão deve seguir. E convida a todos para participar da Novena em Honra a São José e Reinauguração da Matriz, acompanhando pelas redes sociais da Paróquia São José, no município de São José do Norte.

Mobilização da Comunidade - A Igreja Matriz de São José foi interditada no dia 18 de novembro de 2018, tendo sido iniciadas as obras em meados de 2019. As estruturas encontravam-se comprometidas; tanto as tesouras que sustentam o telhado quanto o forro sofreram, ao longo dos anos, a ação dos cupins. No forro havia uma grande quantidade de resíduos de morcegos e pombos, o que forçava ainda mais as estruturas superiores. Portanto, a iniciativa de fechar o templo visou não expor nenhuma pessoa a uma situação de risco, mesmo não tendo os recursos necessários para iniciar a obra.

A comunidade se mobilizou e organizou diversas promoções e continua trabalhando para a arrecadação de fundos para a obra. A maior parte dos recursos porém, foi obtida por meio do Ministério Público. As arrecadações estão sendo mantidas, pois, apesar desta grande obra, existem muitas coisas ainda para serem feitas, como restauração dos altares de madeira, restauração do presbitério, pintura interna e externa etc.

O retorno para as dependências da igreja trouxe muita alegria para a comunidade, conforme o Padre Luiz Fernando, pois, durante todo este tempo, as missas aconteceram no salão da comunidade Matriz. Porém, devido à pandemia, é restrito o número de pessoas que podem participar por missa, seguindo todos os protocolos de segurança.

A novena de São José acontece todos os anos e mobiliza todas as 25 comunidades da paróquia, visto que São José não é apenas o padroeiro da Comunidade Matriz, mas de toda a paróquia. “A festa do dia 01/05 reúne as comunidades aqui na Matriz. É uma grande graça e privilégio, diante de todos esses desafios que nos acompanham desde o ano passado, poder reabrir a nossa matriz”, avalia o pároco.

Lucilene Zafalon/Pastoral da Comunicação Diocesana