Festa de Santo Antônio busca unidade de comunidades católicas
10/06/2021

O mês de junho é muito especial para as comunidades católicas em todo o país, com festas para três santos de grande devoção e de grande importância para a Igreja Católica. O ciclo começa no dia 13, com Santo Antônio, seguindo, no dia 24, com São João, e dia 29, com São Pedro, padroeiro da cidade do Rio Grande.

Em Rio Grande, a Comunidade Católica Santo Antônio, localizada na Av. Eng. Lúcia Maria Balbela Chiesa (ERS-734), nº 5791 C, no Senandes, inicia hoje, dia 10/06, um tríduo de louvor ao santo de devoção, mas que, nesse ano, prima, principalmente, conforme um dos organizadores do evento, Sandro Vieira, pela unidade das comunidades. “Nesse tríduo, a gente procura envolver todas as comunidades da nossa futura paróquia de Nossa Senhora Medianeira, para que se possa ter uma maior unidade entre todos nós e para o próprio fortalecimento da futura paróquia”, destacou.

Com o tema “Com Santo Antônio, fortalecendo o espírito com a oração em tempo de pandemia”, o tríduo começou hoje, com Missa, às 20h, sob a responsabilidade da Comunidade Santa Rita de Cássia, no Parque São Pedro. A celebração presidida pelo padre John Cleber Hood Moreira. Conforme Vieira, antes de cada missa, em todos os dias, será rezado o terço de Santo Antônio. No dia 11/06, a celebração, às 20h, será presidida pelo padre Rômulo Conceição, responsável pela futura Paróquia Nossa Senhora Medianeira, localizada no Parque Marinha. E, no sábado, dia 12/06, a própria comunidade de Santo Antônio estará recebendo os devotos para a Santa Missa, às 19h, cujo presidente da celebração será o padre Giribone Cardoso. Nesse dia, às 17h30, haverá um evento especial, com a bênção dos carros.

Sandro Vieira lembrou ainda que, no ano passado, não foi possível à comunidade fazer o que estava previsto, devido às restrições da pandemia. “Embora as restrições ainda sejam necessárias, esse ano vai ser um pouco diferente porque será presencial, com limitações de lugares e agendamento prévio pelos telefones (53) 9.9927-4945 e 9.9175-5877. E também haverá transmissão pela página da comunidade no facebook @SantoAntonioSenandes.

Dentro dessa perspectiva de unidade, todas as comunidades estarão envolvidas no dia 13/06, domingo, na Santa Missa Festiva de Santo Antônio, às 10h, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers. “Essa integração das comunidades Santo Antônio (Senandes), São João Paulo II (bairro Boa Vista), Santa Rita de Cássia (Parque São Pedro) e Nossa Senhora Medianeira (Parque Marinha), nesse dia tão importante que é dia 13, dia de Santo Antônio, é muito gratificante para todos nós. Reflete a essencial unidade entre todos nós, não só como comunidades e como paróquia, mas também a importância da diocese nas paróquias e comunidades”, explicou Vieira.

Para ele, centrar nessa unidade que envolve a paróquia e a diocese, traz uma alegria imensa para a comunidade na organização desse Tríduo e Festa para Santo Antônio, esse santo que é um dos mais importantes da nossa igreja. Embora Santo Antônio seja conhecido por muitos apenas como o santo casamenteiro, ele foi definido pelo Papa João Paulo II, como “um homem evangélico”, isso principalmente pela sua luta em viver o Evangelho no cotidiano. Esse valoroso santo do ciclo junino tem um ensinamento essencial a todos os cristãos, sobre a relevância do desapego das coisas, sobre a calma, a solidão e o silêncio, virtudes que nos permitem escutar e ver Deus.

Vieira destacou que esses ensinamentos de Santo Antônio se aplicam muito diante das dificuldades que todos estão vivendo com essa pandemia, para poder ter calma e acreditar que tudo isso irá passar. Ele também lembrou que todos os protocolos exigidos pelos decretos estadual e municipal serão cumpridos em todos os dias das celebrações. Faça seu agendamento e não esqueça, no dia 13, domingo, de levar água e objetos para serem abençoados. Como também já é tradicional na Festa de Santo Antônio, serão distribuídos pães abençoados.