Tudo pronto para a 285ª Festa de São Pedro, padroeiro do Rio Grande
24/06/2021

No próximo dia 29, acontece a grande festa do padroeiro da cidade do Rio Grande. “Com São Pedro, caminhamos na alegria do Jubileu” é o tema da 285ª Festa, em 2021. No dia do padroeiro, ocorrerão duas missas festivas na Catedral de São Pedro, sendo a primeira às 10h e outra às 18h, além de uma carreata com bênção de carros, saindo às 11h, da catedral.

Nas duas missas, haverá participação presencial, por ordem de chegada, até o limite de 30 pessoas. Mas todos os devotos poderão assistir as celebrações, ao vivo, pelo Facebook da Catedral. O trajeto da carreata será pelas Rua General Neto, Rua Senador Correa, Rua 24 de Maio, Rua 19 de Fevereiro, Rua Visconde de Paranaguá, Rua Rua General Osório, Rua General Canabarro, com retorno pela Perimetral (Rua Comendador Vasco Vieira da Fonseca) até a Rua General Neto, onde haverá a bênção dos carros.

Duas novidades estão marcando a Festa do Padroeiro em 2021. Uma delas são pequenas conferências virtuais, sob o título “Apóstolo Pedro em 12 meses”. Todo dia 29 de cada mês, um padre da diocese falará sobre um tema da vida de Pedro, pelas redes sociais do Facebook e Instagram da Catedral Pedro. Já foram abordados, respectivamente, de janeiro a maio: “Quem foi o Apóstolo Pedro?”, “O chamado de Pedro”, “Pedro durante o ministério de Jesus”, “Pedro e os outros discípulos” e “Altos e baixos na vida de Pedro”.

Agora em junho, será a vez de Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano, tratar sobre “Hora de Verdade: “Tu me amas?”. E nos meses sequentes até dezembro: “Negativa de Pedro, sua conversão e a prova do perdão”, “O ministério de Pedro após Pentecostes”, “As cartas escritas por Pedro”, “Pedro foi Papa?”, “O final do ministério de Pedro” e, finalmente, “Atual devoção a São Pedro”. Segundo Eliane Avila, coordenadora das mídias sociais da Catedral, com esse ciclo de palestras, “se espera levar aos devotos um pouco mais de conhecimento sobre esse santo tão amado”.

Uma nova proposta para esse ano, foi também promover, ao invés da tradicional novena que ocorre em preparação à Festa, uma peregrinação das paróquias a São Pedro. Desde o final de maio, apenas de segunda a sexta-feira, conforme calendário previsto previamente, uma paróquia da diocese celebra em cada dia, na catedral, trazendo os seus paroquianos. Para o padre Gil Raul Pereira Jr, pároco da Catedral, diante da pandemia que ainda continua, foi uma forma de conseguir trazer os devotos mais próximos de seu padroeiro.